Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Dóris Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorCarlos, Andréia Menguept_BR
dc.date.accessioned2016-06-21T02:10:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142876pt_BR
dc.description.abstractO interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte problemática: De que forma o lúdico pode ser utilizado na construção da aprendizagem, nas séries iniciais? E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema. Para a realização deste trabalho, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, o aprofundamento do tema foi possível a partir das teorias de Vygotsky, Piaget, Kishimoto entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal e estadual de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituídas de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Como instrumento de pesquisa, optou-se por uma entrevista qualitativa, onde os entrevistados comentaram e responderam questões norteadoras levantadas na pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe interest in the toy, learning is not new. It has long been seeking activities and resources to make lessons more attractive and better learning outcomes. Therefore, this study has the following problems: Deck the playful way can be used in the construction of learning, in the early grades? It also aims to highlight the character of the play as a pedagogical tool in building a more meaningful learning and understand how it can be used in the classroom, in the early grades. Thus, I intend to get grants to improve my action as an educator, promoting a discussion on the topic. For this work, is needed constant readings that would help in the production of texts, deepening the theme was possible from the theories of Vygotsky, Piaget, Kishimoto and others. Population was used as the subjects studied, teachers of the municipal and state schools. Chose a sample intentionally simple, consisting of teachers of early grades of elementary school. As a research tool, we chose a qualitative interview, where respondents commented and answered leading questions in the survey.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeisureen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO lúdico como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000993420pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples