Repositório Digital

A- A A+

A relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotação

.

A relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação entre o processo de avaliação psicométrica e avaliação processual em alunos com altas habilidades/superdotação
Autor Borges, Michele do Amarante
Orientador Yates, Denise Balem
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Neuropsicologia
Resumo O tema superdotação vem instigando inúmeros autores a buscarem cada vez mais conceitos de inteligência e consequentemente entender como se dá a construção desta habilidade. Justamente por isso, o pensar sobre a forma com que as pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/S) são avaliadas torna-se de grande relevância, pois a falta de identificação ou o diagnóstico inadequado podem trazer grandes consequências para a vida acadêmica, afetiva e social do indivíduo. Este trabalho procurou possibilitar a análise de alguns testes psicométricos, respondidos por 30 crianças e adolescentes com AH/S, demonstrando a relação existente entre os resultados destes e os instrumentos utilizados nos núcleos de atendimento as AH/S. A partir disso chegou-se à conclusão de que a avaliação destes indicadores deve ser realizada de forma precoce, tanto em meninas quanto em meninos, buscando a valorização das características que são individuais de cada sujeito. A partir dos dados coletados conclui-se que há a possibilidade de utilização de instrumentos psicométricos padronizados na avaliação de AH/S, porém não como única ferramenta, mas sim juntamente com outros questionários, embasando ainda mais a identificação e melhorando o atendimento dessas pessoas. Percebeu-se também a importância da criação de novos instrumentos que possibilitem a avaliação fidedigna dos indicadores, para que cada vez menos crianças, adolescentes e adultos sofram com a falta de identificação e atendimento, sentindo-se frustrados e diferentes dos demais, sem entendimento da sua potencialidade e deixando de lado o que de melhor poderiam contribuir para a sociedade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142914
Arquivos Descrição Formato
000993008.pdf (179.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.