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dc.contributor.advisorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sulany Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-23T02:13:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142951pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004,2014), os processos de retextualização empregados por estudantes de inglês como língua estrangeira na produção de textos em contextos acadêmicos. O conceito retextualização (MARCUSCHI, 2001) constitui-se na produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-fonte e trata-se de prática comum em contextos acadêmicos. Tem-se como objetivo verificar as operações de retextualização relacionadas às metafunções da linguagem – ideacional, interpessoal e textual - e como essas se materializam nos respectivos sistemas léxico-gramaticais e no gênero específico no qual se enquadram. O corpus constituise de retextualizações produzidas a partir de diferentes texto(s)-fonte. Os resultados indicam que as estratégias de retextualização estão intimamente relacionadas ao conhecimento da função que etapas e fases dos gêneros desempenham na construção de significados. Procurase contribuir para as práticas de escrita em ILE em contextos acadêmicos, oferecendo uma abordagem sistêmico-funcional dos processos de retextualização envolvidos no desenvolvimento dessa habilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates, under the perspective of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004, 2014), the retextualization processes learners of English as a Foreign Language use when writing texts in academic contexts. Retextualization (MARCUSCHI, 2001) is understood as the production of a new text based on one or more source-texts and is a recurrent practice in academic contexts. The study investigated the processes of retextualization related to the metafunctions of language –ideational, experiential and textual- and their realization in the respective lexicogrammar structures as well as in the specific genre to which they are related. The corpus comprises retextualizations produced from different source-texts. The results indicate that the retextualization strategies are intimately connected to the knowledge of the function the stages and phases of the genres play in the construction of meaning. The purpose of the study is to contribute to writing practices of English as a Foreign Language in academic contexts, putting forward a systemic-functional approach to the retextualization processes involved in the development of writing skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSystemic-functional linguisticsen
dc.subjectLingüística funcionalpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRetextualizationen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectWriting in english as a foreign languageen
dc.subjectRe-textualizaçãopt_BR
dc.titleA retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000994503pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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