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Desenvolvimento de um modelo de Avaliação Global de Desempenho

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Desenvolvimento de um modelo de Avaliação Global de Desempenho

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Title Desenvolvimento de um modelo de Avaliação Global de Desempenho
Author Albano, Filipe de Medeiros
Advisor Muller, Claudio Jose
Date 2008
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Subject Avaliação de desempenho
Gestão
Laboratórios
[en] AHP
[en] Desirability function
[en] Management
[en] Performance evaluation
Abstract in Portuguese A avaliação de desempenho organizacional faz parte da gestão de empresas que possuem uma postura competitiva. Um sistema de avaliação de desempenho deve ser capaz de verificar se a empresa consegue atingir seus objetivos estratégicos, verificando a performance de seus processos e o atingimento de suas metas. O presente trabalho está inserido neste contexto, apresentando o desenvolvimento e a implantação de um modelo de Avaliação Global de Desempenho (AGD) em uma empresa prestadora de serviços para laboratórios, a Rede Metrológica RS. Primeiramente apresenta-se a revisão de quatro modelos de medição de desempenho existentes na literatura: o Balanced Scorecard, o modelo Quantum, o modelo do Capital Intelectual e o modelo Hoshin Kanri. Também é apresentado o método de análise multicriterial Analitycal Hierarchical Process (AHP), que foi utilizado para avaliar a importância dos processos de uma organização e seu impacto em relação à estratégia da empresa. A revisão teórica é complementada pela apresentação da função preferência, que foi implementada na avaliação dos indicadores de desempenho e do atingimento de suas metas. A implantação do modelo de AGD foi contemplada através da execução de seis etapas: (i) Avaliação da estratégia da empresa; (ii) Levantamento dos processos e sub-processos críticos da empresa; (iii) Desenvolvimento e implementação de indicadores de desempenho; (iv) Identificação da importância dos processos e sub-processo, relacionando os mesmos com a estratégia da empresa, através do AHP; (v) Avaliação dos indicadores de desempenho com o uso da função preferência; (vi) Implementação da função de AGD. Ficaram evidentes os benefícios decorrentes da implantação do AGD, que gerou informações relevantes para a organização, além de possibilitar uma visão sistêmica dos processos internos da empresa. O modelo de AGD também permitiu criar uma sistemática de gerenciamento visual de suas atividades através de uma matriz de indicadores, bem como a implementação de um mapa de desempenho global, indicando o desempenho de cada processo da organização.
Abstract The organizational performance evaluation is part of the competitive companies’ management. A performance evaluation system must be capable to verify if the company reaches its strategical objectives, checking its processes performance and the goals achievement. In this context, this work presents the development and implantation of a Global Evaluation Performance (GEP) model in a laboratory services company, the Rede Metrológica RS. First it presents four performance measurement models that can be found in literature: Balanced Scorecard, Quantum model, Intellectual Capital model and the Hoshin Kanri model. In addition, a multicriterial analysis method, the Analytical Hierarchical Process (AHP) is presented. This method was used to evaluate the company’s processes importance and also its influence and its impact in organization’s strategy. The literature review is complemented presenting the desirability function, that evaluates the performance pointers and its goals achievement. The GEP model implantation was developed through six different stages: (i) Company strategy evaluation; (ii) Survey of organization’s main processes and sub-processes; (iii) Performance pointers development and implementation; (iv) Processes and sub-process importance identification, relating them to the company’s strategy, using AHP; (v) Performance pointers evaluation, using the desirability function; (vi) GEP function implementation. The GEP implantation benefits were notable, because it came up with important information for the organization, besides making a global idea of the company’s processes. The GEP model also allowed creating a visual management of its activities through a pointers matrix, as well as the implementation of a global performance map, indicating organization’s process performance.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/14296
Files Description Format View
000662949.pdf (1.213Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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