Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento da memória visual e habilidades visuoconstrutivas em crianças

.

Desenvolvimento da memória visual e habilidades visuoconstrutivas em crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento da memória visual e habilidades visuoconstrutivas em crianças
Autor Bueno, Thais dos Reis
Orientador Piccolo, Luciane da Rosa
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Neuropsicologia
Resumo Atrasos no desenvolvimento ou dificuldades para correspondente idade cronológica de crianças incluem limitações em desempenho acadêmico, interação social ou dificuldades cognitivas gerais. Normalmente a expressão da patologia aparece em forma de comportamento inadequado, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e dificuldade de aprendizagem. Os objetivos do presente estudo foram verificar se há diferenças no desempenho em memória visuoespacial e habilidades visuoconstrutivas (aos nove/dez anos de idade) em crianças com e sem suspeita de atraso de desenvolvimento verificado aos dois anos de idade. Sessenta e duas crianças (idade média 9,53 anos, desvio padrão = 1,52) brasileiras, 51% meninas, estudantes de escolas públicas de Porto Alegre-RS e participantes de um estudo longitudinal foram avaliadas em tarefas de memória visual e capacidades visuoconstrutivas pelos instrumentos de avaliação Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve _ NEUPSILIN-INF e Benton Visual Retention Test (BVRT). Aos dois anos de idade, as crianças foram avaliadas pelo Denver II e classificadas com ou sem suspeita de atraso no desenvolvimento geral. Na amostra total foi observada diferença em relação ao QI dos participantes, sendo que as crianças com suspeitas de transtorno de desenvolvimento apresentaram QI menor do que as sem suspeita de transtorno. Para as demais análises, então, foram retiradas as crianças com QI inferior a 70 (n = 8), todas pertenciam ao grupo de crianças com suspeita de transtorno. Foram encontradas diferenças entre os grupos de crianças com e sem suspeita de transtorno de desenvolvimento, sendo que as com suspeitas apresentaram mais erros e perseverações na tarefa de memória do BVRT. Além disso, as crianças com suspeita de transtorno de desenvolvimento acertaram menos e cometeram mais erros e distorções em relação às sem dificuldades na tarefa de cópia do BVRT. Dificuldades de memória visual e habilidades visuoconstrutivas avaliadas na idade escolar das crianças relacionam-se a atrasos no desenvolvimento observados já na primeira infância. Observa-se que o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor aos dois anos de idade pode repercutir no desenvolvimento cognitivo posterior das crianças. Os resultados deste estudo têm implicações para criação de intervenções destinadas a proteger e potencializar o desenvolvimento das crianças brasileiras.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/142961
Arquivos Descrição Formato
000992998.pdf (97.78Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.