Repositório Digital

A- A A+

Conceitos para uma arquitetura das representações escolares

.

Conceitos para uma arquitetura das representações escolares

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conceitos para uma arquitetura das representações escolares
Autor Pastoriza, Bruno dos Santos
Loguercio, Rochele de Quadros
Resumo O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências.
Abstract This paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the necessary conditions to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education.
Contido em Educação e filosofia. Uberlândia, MG. Vol. 28, n. 56 (jul./dez. 2014), p. 683-710
Assunto Bachelard, Gaston, 1884-1962
Ciências
Educação
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Escola
Espaço físico
Legitimidade
Moscovici, Serge, 1925-
Representação social
Teoria
[en] Legitimacy
[en] School representation
[en] Science education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143000
Arquivos Descrição Formato
000982747.pdf (872.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.