Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPastoriza, Bruno dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-24T02:14:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0102-6801pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143000pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the architecture of the school representations concept based on theoretical discussions of the representation’s idea by Gaston Bachelard and the phenomenon of social representations by Serge Moscovici. From the way these two authors deal with this, their points of convergence are highlighted, which create the necessary conditions to speak of a legitimacy of a school space and, therefore, of its representations that we see crossed by a variety of contexts and where, in this study, we highlight those related to the consensus and scientific, which end up being linked to the creation of representations of schools themselves with their specificity related to the context of production, subjects, and objectives. Though it has to do with a concept that can be recontextualized in different fields of education, this paper outlines its architecture based on the field of Science Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e filosofia. Uberlândia, MG. Vol. 28, n. 56 (jul./dez. 2014), p. 683-710pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool representationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectLegitimacyen
dc.subjectLegitimidadept_BR
dc.subjectEspaço físicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962pt_BR
dc.subjectMoscovici, Serge, 1925-pt_BR
dc.titleConceitos para uma arquitetura das representações escolarespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982747pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples