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A geografia na educação do campo: possíveis contribuições

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A geografia na educação do campo: possíveis contribuições

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Título A geografia na educação do campo: possíveis contribuições
Autor Teixeira, Christiano Corrêa
Orientador Castrogiovanni, Antônio Carlos
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Educação do campo
Ensino de geografia
Lugar
Paisagem
Paradigma da complexidade
Territorio
[en] Geography teaching
[en] Landscape
[en] Paradigm of complexity
[en] Place
[en] Rural education
[en] Territory
Resumo A presente dissertação é um exercício epistemológico entre a Geografia e a Educação do Campo. Como objetivo geral da pesquisa, nos propomos a investigar como a epistemologia geográfica pode tecer relações com a Educação do Campo. Para tanto, elegemos como método de análise o Paradigma da Complexidade, do qual nos apoiamos em três princípios que pensamos serem os mais adequados à proposta: Princípio Dialógico, Princípio da Recursão Organizacional e Princípio Hologramático. O procedimento que utilizamos foi a Pesquisa Qualitativa, mais especificamente entrevistas e análise de conteúdo. Nosso referencial teórico discorre sobre o espaço geográfico e os conceitos de Lugar, Paisagem e Território, que são os conceitos que conduziram a análise. Apresentamos o que pensamos sobre a educação escolar, o ensino de Geografia e a Educação do Campo. Foram analisados dois livros didáticos específicos para o campo. Na sequência, buscamos identificar qual é a compreensão que os professores possuem da Geografia na Educação do Campo. Ainda, analisamos se os conceitos escolhidos podem ser abordados, ou não, sob a proposta da Educação do Campo. Esta pesquisa pretende contribuir com o ensino de Geografia no campo e com o aprimoramento dos professores que de algum modo trabalhem com a Geografia.
Abstract This dissertation is an epistemological exercise between Geography and Rural Education. As a general objective of the research, we propose to investigate how geographical epistemology can weave relations with the Rural Education. Therefore, we have chosen as the method of analysis the Paradigm of Complexity, which we rely on three principles that we think are the most appropriate to the proposal: Dialogic Principle, Principle of Organizational Recursion and Principle Hologramatic . The procedure used was the Qualitative Research, specifically interviews and content analysis. Our theoretical framework discusses the geographical space and the concepts of Place, Landscape and Territory, which are the concepts that led to analysis. Here is what we think about school education, the teaching of Geography and Rural Education. Two specific textbooks for the countryside were analyzed. Further, we seek to identify what is the understanding that teachers have of Geography in Rural Education. Still, we analyze the concepts chosen can be addressed, or not, under the proposal of Rural Education. This research aims to contribute to the geography teaching in the countryside and the improvement of teachers who somehow work with the Geography.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/143009
Arquivos Descrição Formato
000994732.pdf (9.026Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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