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Na era da tecnologia ou da poluição : a educação ambiental praticada nas escolas públicas do Distrito Federal

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Na era da tecnologia ou da poluição : a educação ambiental praticada nas escolas públicas do Distrito Federal

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Título Na era da tecnologia ou da poluição : a educação ambiental praticada nas escolas públicas do Distrito Federal
Autor Freitas, Débora Maria da Silva
Orientador Rocha Neto, Ivan
Data 2016
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Educação ambiental
Escola pública
Meio ambiente
Poluição ambiental
Resíduos
[en] Environmental education
[en] Federal District
[en] Waste electrical and electronic
Resumo O avanço tecnológico e o crescente processo de industrialização vêm progressivamente interferindo e alterando a dinâmica da natureza. Esse avanço, principalmente a partir do século XVIII, colocou definitivamente os interesses das sociedades humanas de um lado e a preservação do meio natural de outro. Muito tempo se passou até que o homem começasse a perceber que o desenvolvimento trazia, além de conforto, praticidade e comodidade, impactos depredatórios à natureza. Nesse cenário, a evolução da eletroeletrônica, mesmo sendo considerado um processo de desenvolvimento “limpo”, também contribui com elementos nocivos ao meio ambiente. A presente pesquisa procurou verificar se a educação ambiental, oferecida pelo Governo do Distrito Federal, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), conduz a participação dos estudantes e dos professores na busca de soluções para os problemas ambientais referentes aos Resíduos Eletroeletrônicos (REEE). Para que o objetivo da pesquisa fosse alcançado, foram produzidos quatro artigos sobre os resíduos eletroeletrônicos gerados das escolas e a questão da Educação Ambiental (EA) nas escolas públicas do Distrito Federal (DF). Os resultados sugerem que as iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pelas escolas públicas do governo no Distrito Federal ainda não são capazes de modificar os hábitos do cidadão, que contribui de forma insatisfatória para a melhoria da qualidade do ambiente; e que é necessária uma reestruturação do ensino como um todo, pois do contrário, não somente a questão dos REEE será possível de se desenvolver nas escolas, como nenhum outro tema poderá ser tratado de forma eficiente e eficaz, junto a uma geração de sociedade futura com consciência crítica tanto em questões ambientais como em outras questões relacionadas, como, cultural, social, política e principalmente econômica, com a situação do consumo consciente.
Abstract Technological advances and the increasing industrialization are gradually interfering and changing the dynamics of nature. This advance, especially from the eighteenth century, driven by capitalism definitely placed the interests of human societies on the one hand and the preservation of the natural environment on the other. Much time has passed until the man began to realize that the development brought, in addition to comfort, practicality and convenience, depredators impacts to nature. In this scenario, the evolution of the electronics, even being considered a development mechanism "clean" also contributes to harmful elements to the environment. This study examined whether the environmental education offered by the government of the Federal District, under the SEDF leads to the participation of students and teachers in finding solutions to environmental problems related to WEEE. For the purpose of the research was achieved were produced four articles on electronic waste – WEEE generated's schools and the issue of environmental education - EA in the public schools of the Federal District - DF. The results suggest that environmental education initiatives by public government schools in the Federal District are not able to change the citizen's habits, which contributes poorly to the improvement of environmental quality; and it is necessary a restructuring of education as a whole, otherwise, not only the issue of WEEE will be possible to develop in schools, as no other issue can be dealt with efficiently and effectively. Next to a generation of future society with critical awareness on environmental issues, as in other issues as cultural, social, political and especially economic, with the situation of conscious consumption.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/143020
Arquivos Descrição Formato
000994604.pdf (970.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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