Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorSouza, Márcia Regina Souza dept_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T02:24:22Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143187pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa situa-se no campo da Educação a Distância, enfocando especificamente o processo de constituição de redes virtuais de aprendizagem. Investigou como o Seminário Integrador (SI) contribuiu para a formação de uma rede de aprendizagem no curso de Pedadogia a Distância (PEAD/UFRGS), no polo de Alvorada. Identificou as arquiteturas pedagógicas, propostas pelo SI, que possibilitaram a interação entre os alunos-professores. Verificou a correspondência de tais atividades às reações dos alunos-professores em termos de interação, bem como a averiguação das transformações das relações interindividuais na formação da rede de aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, onde os dados qualitativos coletados foram estudados por meio da análise de conteúdo temática. Foram extraídas amostras referentes aos Eixos III e IX do curso. A categoria de análise utilizada foi de relações interindividuais e previu cinco níveis de interação: relações unidirecionais, primeiras interações, início das relações colaborativas, relações colaborativas e relações cooperativas. Na primeira amostra (Eixo III), somente os quatro primeiros níveis foram encontrados. O Eixo IX evidenciou a ocorrência de relações cooperativas e a formação de uma rede virtual de aprendizagem. Constatou-se que essa rede virtual de aprendizagem formou-se no PEAD/Alvorada, graças ao protagonismo dos alunos-professores e à mediação das professoras orientadoras, o que culminou em uma intensa relação de trocas interindividuais e num exercício constante de reflexão e metarreflexão.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación se encuentra en el campo de la educación a distancia, centrándose específicamente en el proceso de creación de redes virtuales de aprendizaje. Investigó cómo el Seminario Integrador (SI) ha contribuido a la formación de una red de aprendizaje en el curso de Pedagogía a Distancia (PEAD / UFRGS), en el polo de Alvorada. Identificó las arquitecturas pedagógicas propuestas por el SI, que permitierón la interacción entre los estudiantes de pedagogía. Comprobó la correspondencia de este tipo de actividades a las reacciones de los estudiantes de pedagogía en términos de interacción, y investigó la transformación de las relaciones interpersonales en la conformación de la red de aprendizaje. La metodología utilizada fue un estudio de caso en el que se estudiaron los datos cualitativos recogidos a través de análisis de contenido temático. Las muestras se extrajeron relativos a Eje III y IX del curso. La categoría de análisis utilizado fue las relaciones interpersonales y predijo cinco niveles de interacción: relaciones de sentido único, primeras interacciones, inicio de relaciones de colaboración, las relaciones de colaboración y las relaciones de cooperación. En la primera muestra (Eje III), sólo se encontraron los primeros cuatro niveles. El Eje IX evidenció la aparición de relaciones de cooperación y formación de una red virtual de aprendizaje. Se encontró que una red virtual de aprendizaje fué formada en PEAD/Alvorada, gracias al liderazgo de los estudiantes de pedagogía y de la mediación de los maestros orientadores, que culminaron en una intensa relación de los intercambios interpersonales, y un ejercicio constante de reflexión y metarreflexión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducación a distanciaes
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectRed virtual de aprendizajees
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogíaes
dc.subjectRelação aluno-professorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectArquitecturas pedagógicases
dc.subjectIntercambios interpersonaleses
dc.titleRede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvoradapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000996131pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples