Repositório Digital

A- A A+

Potencialidades do ensino à distância em Educação Física: elaboração, validação, aplicação e avaliação de um curso de tênis em escolas para professores do ensino básico

.

Potencialidades do ensino à distância em Educação Física: elaboração, validação, aplicação e avaliação de um curso de tênis em escolas para professores do ensino básico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Potencialidades do ensino à distância em Educação Física: elaboração, validação, aplicação e avaliação de um curso de tênis em escolas para professores do ensino básico
Autor Santos, Luciano da Rosa dos
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Educação física escolar
Ensino à distância
Formacao : Professores
Tênis (Esporte)
[en] Computer-based distance education
[en] Informatics in education
[en] Tennis in schools
Resumo Esta dissertação versa sobre a elaboração, validação, aplicação e avaliação de um curso experimental à distância de Tênis em Escolas. Seu objetivo geral é avaliar a possibilidade de utilização de Educação à Distância em cursos da área de Educação Física, visando a disseminação do Tênis. Para tanto, utilizando-se as diretrizes propostas por Moore (1991, 1996), em sua Teoria da Distância Transacional, elaborou-se um curso de Tênis em Escolas, voltado a um público de professores do ensino básico que ministram a disciplina de Educação Física em turmas de 1ª a 4ª séries. Este curso, após ser validado por dois grupos de especialistas (em Tênis e em EAD), foi aplicado, experimentalmente, a professores voluntários. Mesmo com diversas limitações, os professores ficaram muito satisfeitos com o curso. Não se pode, apenas com estes resultados, tecer parecer definitivo sobre a utilização da EAD em cursos da área de Educação Física. Entretanto, aponta-se positivamente para sua utilização, em futuros trabalhos nesta área.
Abstract This dissertation lays on the elaboration, validation, application and evaluation of a Tennis in Schools’ experimental course, in a Distance Education format. Its objective is to evaluate the possibility of utilization of Distance Education in Physical Education courses, aiming in disseminating Tennis knowledge. For that, using the directions proposed by Moore (1991, 1996), in his Transactional Distance Theory, it has elaborated a course about Tennis in Schools, for Teachers from Basic Education classes, who teach Physical Education. This course, after being evaluated by two groups of experts (in Tennis and in Distance Education), was given, experimentally, to volunteer teachers. Even with several limitations, the teachers were very satisfied with the course. It can’t, just with these results, write a statement about the utilization of Distance Education in Physical Education. However, it points affirmatively for your utilization in further studies.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/14324
Arquivos Descrição Formato
000664710.pdf (1.434Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.