Repositório Digital

A- A A+

Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo

.

Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo
Autor Trindade, Hélgio Henrique Casses
Resumo O artigo analisa os principais paradoxos da educação superior brasileira e, uma perspectiva internacional, discute as questões políticas e acadêmicas subjacentes ao projeto de emenda constitucional do governo (PEC 370) que propõe a "autonomia plena" para as universidades públicas federais. O argumento central é de que, para além da autonomia, o que está em jogo são as novas relações entre Estado, universidades e seu financiamento e que, neste novo contexto, o governo definiu sua estratégia global para o ensino superior como um todo: congelar e expansão do sistema público federal e apostar na qualidade do sistema privado.
Abstract the paper analyses the major paradoxes of Brazilian higher education from an international perspective. It addresses the political and academic issues wich undergird the government's proposal of a constitucional amendment (PEC 370) aimed at granting full autonomy to its federal universities. The central argument is that what is at stake is not only autonomy but also the imagined new relations between the State and its universities, especially with regard to financial support. Within this new context the government has defined its two pronged strategy for higher education as a whole: (1) freeze de public federal system by gradually reducing its financial support and (2) hope that the private for-profit educational institutions will improve their academic performance.
Contido em Avaliação : revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas, SP. Vol. 2, n. 4 (dez. 1997), p. 49-55
Assunto Custos : Economia da educação : Ensino superior : Brasil
[en] Autonomy
[en] Financial support
[en] Private universities
[en] Public universities
[en] State
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143474
Arquivos Descrição Formato
000227957.pdf (1.412Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.