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Processos seriais na música de Arrigo Barnabé : as oito canções do LP "Clara Crocodilo"

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Processos seriais na música de Arrigo Barnabé : as oito canções do LP "Clara Crocodilo"

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Título Processos seriais na música de Arrigo Barnabé : as oito canções do LP "Clara Crocodilo"
Autor Silva, Andre Cavazotti e
Orientador Chaves, Celso Giannetti Loureiro
Data 1993
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Música.
Assunto Atonalismo : Musica popular : Brasil
Barnabé, Arrigo
Musica popular : Analise musical : Brasil
Serialismo : Música popular : Brasil
Teses
Resumo A utilização de processos seriais na criação das oito canções do LP "Clara Crocodilo" de Arrigo Barnabé é investigada na presente pesquisa. O procedimento analítico utilizado demonstra que as oito canções são seriais, sendo que seis são dodecafônicas, confirmando que o compositor utiliza sistematicamente a técnica composocional serial, integrando-a à música popular urbana brasileira. Observa-se, também, que a utilização dos processos seriais relaciona-se diretamente com o conteúdo sociológico das letras, onde a marginália da cidade de São Paulo na década de 70 é retratada. Conclui-se também que os processos seriais são utilizados em "Clara Crocodilo" como afronta ao tonalismo; no texto poético, o ser humano é retratado em sua forma distorcida e desintegrada.
Abstract The use of serial procedures in the eight sdongs of the LP "Clara Crocodilo" by Arrigo Barnabé is surveyed in this thesis. An analytical study demonstrates thet the eight songs are serial, six being twelve-tone. This fact confirms the position of the composer as one who employs serial compositional techniques in Brazilian urban popular music. Furthermore, it is demonstrated that the use of serial procedures is directly related to the sociological content of the lyrics, in wich the underground of the city of São Paulo in the Seventies is portrayed. This investigations demonstrates that the serial procedures used in "Clara Crocodilo" represent an affront to tonality, indicating the distortion and desintegration of the tonal center; in the same way, the lyrics portray human beings in their distorted and disintegrated state.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/143511
Arquivos Descrição Formato
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