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Desenvolvimento de escores para determinação da complexidade das solicitações recebidas por dois Centros de Informações sobre Medicamentos (CIM)

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Desenvolvimento de escores para determinação da complexidade das solicitações recebidas por dois Centros de Informações sobre Medicamentos (CIM)

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Título Desenvolvimento de escores para determinação da complexidade das solicitações recebidas por dois Centros de Informações sobre Medicamentos (CIM)
Autor Silva, Raquel Guerra da
Orientador Dal Pizzol, Tatiane da Silva
Co-orientador Santos, Luciana dos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Assunto Centros de informação em medicamentos
Complexidade
Informação em saúde
[en] Complexities of requests
[en] Drug Information Centers
[en] Passive requests
[en] Scores complexity
Resumo Um Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) visa promover o uso seguro dos medicamentos por meio de informação técnico-científica atualizada e imparcial. Nas últimas décadas percebe-se um decréscimo do número de solicitações recebidas pelos CIM, porém um aumento do tempo requerido para respondê-las, podendo ser um reflexo da complexidade das solicitações. Objetivo: Elaborar escores capazes de medir a complexidade das solicitações recebidas pelo CIM do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CIM-HCPA) e pelo CIM do Rio Grande do Sul (CIMRS). Métodos: Estudo observacional, retrospectivo através da análise dos dados de 315 consultas atendidas no período de janeiro a dezembro de 2011. Os itens incluídos nos escores foram os seguintes: tipos de fontes de informação, número de fontes de pesquisa, número de medicamentos, tempo de resposta, tema da solicitação e julgamento. Estes itens foram escolhidos através da literatura e opinião de profissionais da área. Os dados coletados foram armazenados no Excel e analisados no programa SPSS 18.0. A complexidade foi classificada em baixa, média e alta. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que cerca de 90% das solicitações recebidas foram respondidas utilizando-se fontes terciárias e que o tempo gasto para elaboração e envio destas respostas foi de cerca de 5 horas. A maioria das solicitações recebidas foi classificada em baixa complexidade, nos dois escores propostos. Conclusão: Os escores propostos permitiram a avaliação da complexidade das questões, identificando que a maioria das solicitações é de baixa complexidade. Através deste estudo será possível instituir mudanças tanto na estrutura física como nos processos de resposta visando melhora da qualidade do serviço de informação.
Abstract A Drug Information Centre (DIC) aims to promote the safe use of medicines by provide technical and impartial updated scientific information. In recent decades a decrease in the number of requests received by DIC has been seen, on the other hand an increase in time required to answer them also appears. This finding could be a reflection of the complexity of these requests. Objective: Formulate scores for measure the complexity of issues received by the drug information centre of Hospital de Clínicas de Porto Alegre and centre of Rio Grande do Sul. Methods: A retrospective study by analyzing data of 315 questions answered in the period January to December 2011. Items included in the scores were: types of research sources, number of research sources, number of medications, response time, request and issue of judgment. These items were chosen through literature and the opinion of professionals. The collected data were processed using SPSS 18.0. The analysis resulted in two different scores used to classify into low, medium and high complexity of the requests received. Results: The results showed that about 90% of incoming requests are answered using tertiary sources. Time spent for preparation and submission of these responses is about 5 hours, can also be seen that most of the requests received are classified as low complexity. Conclusion: Developing and applying the scores can show which variables really affect the complexity of a question. Through this data is possible to introduce changes in physical structure and in the response processes in order to improve the quality of service information.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143515
Arquivos Descrição Formato
000898336.pdf (446.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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