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Análises cefalométricas : desenvolvimento e teste de um objeto digital de aprendizagem

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Análises cefalométricas : desenvolvimento e teste de um objeto digital de aprendizagem

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Título Análises cefalométricas : desenvolvimento e teste de um objeto digital de aprendizagem
Outro título Cephalometric analysis: development of a digital object for learning
Autor Silva, Atila Mendes da
Orientador Silveira, Heraldo Luis Dias da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Assunto Cefalometria
[en] Cephalometry
[en] Diagnostic Imaging
[en] Learning
[en] Radiology
Resumo A cefalometria consiste na marcação de pontos anatômicos em telerradiografias e, a partir destes, são realizadas mensurações. Por meio dos valores obtidos faz-se comparações com padrões pré-estabelecidos para cada fator das diferentes análises cefalométricas. A análise cefalométrica é um exame complementar amplamente utilizado pela ortodontia, cirurgia e ortopedia craniofacial para o planejamento e acompanhamento do tratamento. Entretanto, estudos tem questionado a validade das análises cefalométricas entre os profissionais que realizam essas medições, uma vez que existe uma falta de reprodutibilidade entre os examinadores. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar um objeto digital para o aprendizado das análises cefalométricas. Foram selecionados 30 alunos de graduação matriculados na disciplina de Diagnóstico por Imagem Avançada. Após realizado um pré-teste com os alunos para constatar a homogeniedade da amostra, esta foi separada em dois grupos: um grupo A que utilizou o objeto (teste) e um grupo B que recebeu aulas convencionais (controle). Após o período de aprendizagem, responderam a uma prova objetiva com 10 questões. O teste t mostrou que não houve diferença significativa no desempenho de ambos os grupos no teste final (P=0,000). Aspectos específicos de usabilidade do objeto foram avaliados através de um questionário estruturado baseado no System Usability Scale (SUS) (86,63%). Desta forma, pode-se concluir que o objeto desenvolvido serve como meio para o ensino das análises cefalométricas.
Abstract The Cephalometry consists in marking anatomical landmarks on radiographs and, from these, measurements are performed. Through the obtained values, comparisons are made with pre-estabiished standards for each factor of the different cephalometric analysis. Cephalometric analysis is a complementary test widely used by orthodontics, craniofacial surgery and orthopedics for planning and treatment monitoring. However, studies have questioned the validity of cephalometric analysis among professionals who perform these measurements, since there is a lack of reproducibility between examiners. Thus, the objective of this study was to develop and test a digital object for learning cephalometric analysis. Were selected 30 undergraduate students enrolled in the discipline of advanced diagnostic imaging. After a pretest conducted with students to verify the homogeneity of the sample, this was divided into two groups: a group that used the object (test) and a group that received conventional classes B (control). After the learning period, they answered an objective test with 10 questions. The t-test showed no significant difference in performance of both groups in the final test (P = 0.000). Specific aspects of usability of the object were assessed using a structured questionnaire based on the System Usability Scale (SUS) (86.63%). Therefore, one can conclude that the developed object serves as a means for teaching cephalometric analysis.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143546
Arquivos Descrição Formato
000899582.pdf (870.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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