Repositório Digital

A- A A+

Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular

.

Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias para o ensino de química orgânica no nível médio : uma proposta curricular
Outro título Strategies for the teaching of organic chemistry in higher secondary education : a curriculum proposal
Autor Ferreira, Maira
Del Pino, Jose Claudio
Resumo As diretrizes curriculares nacionais reafi rmam a responsabilidade da escola e da comunidade escolar, especialmente dos professores, na construção de currículos escolares conectados com aquilo que tem sido confi gurado como sendo as necessidades da sociedade contemporânea. A partir dessa premissa, apresentamos algumas considerações sobre as compreensões dadas ao currículo escolar e o papel que este assume na composição das metodologias e da seleção dos conhecimentos tratados em química, na educação básica, e destacamos a necessidade de problematizarmos questões que envolvem a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na educação escolar. Diante das considerações feitas, justifi camos e apresentamos uma proposta de ensino de química orgânica, para o ensino médio. Estruturamos e organizamos um material didático para ser desenvolvido em duas partes, na primeira, propomos realizar o estudo das substâncias que contém carbono na sua composição química, a partir de textos da mídia, sobre temas relacionados às aplicações industriais e aos efeitos ambientais dos processos industriais. Em um segundo momento, procuramos desenvolver o estudo de propriedades e características destas substâncias, considerando as reações químicas como sendo o eixo articulador do desenvolvimento dos conteúdos e utilizamos as atividades experimentais como metodologia de ensino.
Abstract The national curricular guidelines have reaffi rmed the responsibility of the school and the schooling community, especially the teachers’, in building school curriculums that are linked to what has been confi gured as being contemporary society requirements. From this premise, we present a few considerations on the comprehension attributed to the school curriculum and the role it plays in the composition of methodologies and the selection of knowledge items approached for chemistry in basic education, and highlight the need to problematize issues involving the relationship between Science, Technology, Society and Environment in school education. In the face of the considerations made, we justify and present a teaching proposal for organic chemistry for intermediate schooling. We have structured and organized a didactic material to be developed in two parts, the fi rst of which we propose carrying out a study of carbon compounds from texts in the media about topics related to industrial applications and the environmental effects of industrial processes. In a second instant, we seek to develop the study of organic compound properties and characteristics, taking into consideration chemical reactions as being the articulating axis in the development of contents and have used experimental activities as a teaching methodology.
Contido em Acta scientiae : revista de ensino de ciências e matemática. Canoas, RS. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2009), p. 101-118
Assunto Ensino de química : Ensino médio
Química orgânica : Ensino médio
[en] Alternative didactic material
[en] Experimentation
[en] Organic chemistry
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143589
Arquivos Descrição Formato
000709513.pdf (203.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.