Repositório Digital

A- A A+

Modelo de negócios para empresa de fabricação e comercialização de bicicletas

.

Modelo de negócios para empresa de fabricação e comercialização de bicicletas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelo de negócios para empresa de fabricação e comercialização de bicicletas
Autor Assis Brasil Neto, Luiz Pinheiro Machado
Orientador Fioriolli, Jose Carlos
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estrategia empresarial
Modelos de negócios
[en] Bicycles manufacturing company
[en] Business model canvas
[en] Strategy
Resumo Este trabalho apresenta uma modelagem de negócios de uma empresa de fabricação e comercialização de bicicletas artesanais utilizando como base o Modelo Canvas de Negócios, inovadora ferramenta desenvolvida por Osterwalder e Pigneur (2011). O setor de bicicletas vem crescendo e passando por grandes transformações em nível mundial e nacional, e a criação de uma fábrica de bicicletas artesanais na cidade de Porto Alegre buscaria atender a demanda do consumidor por um produto diferenciado, que carece de uma marca nacional acessível. A proposta deste trabalho foi desenvolver um modelo de negócios enxuto e viável, com uma proposta de valor bem definida. Elaborou-se o quadro do Modelo Canvas de Negócios e detalhou-se seus nove blocos componentes, incluindo projeções de vendas, receitas e custos. Através da análise estratégica e financeira, o projeto se mostrou promissor e com fortes chances de sucesso.
Abstract This study presents a business modelling plan of a handmade bicycles manufacturing company using as a basis the Business Model Canvas, an innovative tool developed by Osterwalder e Pigneur (2011). The bicycle industry has been through major changes and growing at global and national level. The creation of a handicraft factory bikes in the city of Porto Alegre seek to meet consumer demand for a differentiated product, which lacks an accessible national brand. The purpose of this study was to develop a lean and viable business model based on a well-defined value proposition. The Business Model Canvas was constructed with its nine component blocks being detailed up, including sales projections, revenues and costs. After going through strategic and financial analysis, the project showed to be promising, with strong chances of being successful.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143706
Arquivos Descrição Formato
000946514.pdf (2.143Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.