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Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional

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Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional

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Título Educação para cultura da segurança do paciente : implicações para a formação profissional
Outro título Education for culture of patient safety : implications to professional training
Outro título Educación para la cultura de seguridad del paciente : implicaciones para la formación
Autor Wegner, Wiliam
Silva, Silvana Cruz da
Kantorski, Karen Jeanne Cantarelli
Predebon, Caroline Maier
Sanches, Márcia Otero
Pedro, Eva Néri Rubim
Resumo Objetivo: Conhecer as estratégias adotadas para a construção da cultura da segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da saúde. Métodos: Estudo de caso qualitativo exploratório, realizado com 23 profissionais da saúde que atuam em hospital público de ensino, entre agosto e dezembro de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise temática com apoio do software QSR NVivo. Resultados: Da análise emergiram duas categorias - Construção da cultura da segurança do paciente e Educação para a segurança do paciente - as quais abordaram na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares nos cursos de formação. Conclusão: O reconhecimento dos erros, o fortalecimento do trabalho em equipe, o estímulo à educação permanente e a inserção transversal do tema na formação profissional são estratégias para a construção da cultura da segurança do paciente.
Abstract Objective: To know the strategies adopted for the construction of patient safety culture from the perspective of health professionals. Methods: A qualitative exploratory case study, held with 23 health professionals that work in a public teaching hospital, between August and December of 2010, conducted through semi-structured interviews and thematic analysis supported by QSR NVivo software. Results: From the analysis emerged two categories - Construction of patient safety culture; and Education for patient safety - which addressed from the health professionals’ perspective the need to learn from mistakes, the importance of teamwork, invest in continuing education and curriculum changes in training courses. Conclusion: The acknowledgement of mistakes, the strengthening of teamwork, stimulus to continuing education and cross integration of the theme in professional training are strategies to build patient safety culture.
Resumen Objetivo: Conocer las estrategias adoptadas para la construcción de la cultura de seguridad del paciente desde la perspectiva de los profesionales de salud. Métodos: Estudio de caso cualitativo, exploratorio, realizado entre agosto y diciembre de 2010. Participaron 23 profesionales que trabajaban en un hospital público de enseñanza. Se han ejecutado entrevistas semiestructuradas y análisis temático con el apoyo del software QSR NVivo. Resultados: Emergieron dos categorías - Construcción de la cultura de seguridad del paciente; y Educación para la seguridad del paciente - que abordan la necesidad de aprender con los errores, la importancia del trabajo en equipo, de invertir en educación continua y en un plan de estudios de los cambios en los cursos de formación. Conclusión: El reconocimiento de los errores, el fortalecimiento del equipo, el estímulo de la educación continua y la integración transversal en la formación son estrategias para la construcción de la cultura de seguridad del paciente.
Contido em Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n.3 (jul./set. 2016), p. e20160068
Assunto Educação permanente
Pessoal de saúde : Formação
Segurança do paciente
[en] Continuing education
[en] Health professionals
[en] Patient safety
[en] Teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143715
Arquivos Descrição Formato
000994839.pdf (389.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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