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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorLivi, Christian Albertinpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-20T02:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143729pt_BR
dc.description.abstractO mercado de varejo de artigos óticos e relógios no Rio Grande do Sul é composto por centenas de pequenas empresas familiares, na sua maioria, conduzidos por gestão amadora e com pontos de venda apenas na sua cidade de origem. Esta pesquisa tem o objetivo de aplicar a matriz SWOT para identificar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do mercado de uma tradicional empresa familiar de artigos óticos. A partir da análise de entrevistas foi montada uma análise SWOT da empresa Óticas Livi, e para avaliar o impacto de cada fator, foi criada uma escala de avaliação. Destacaram-se como pontos fortes o atendimento diferenciado, a credibilidade da empresa, além do relacionamento e negociação com fornecedores, e como pontos fracos a falta de comunicação externa, a marca sem tradição e a dificuldade de abrir novas lojas nos maiores shoppings.As oportunidades evidenciadas foram a necessidade do uso de óculos mais cedo em maior número de pessoas, ausência de uma empresa líder de mercado no Rio Grande do Sul e propaganda patrocinada por fornecedores. Entre as ameaças foram citadas o aumento do market share de redes nacionais no Estado, aumento dos concorrentes indiretos e falta de mão de obra qualificada.pt_BR
dc.description.abstractThe optical goods retail market in Rio Grande do Sul consists of hundreds of small family-owned businesses. Most of the businesses are managed in an amateur way and the stores are usually located in the family’s hometown. This research aims to apply SWOT analysis to identify the strengths, weaknesses, opportunities, and the threats to the family-owned optical goods market. A SWOT analysis of the Óticas Livi company was carried out by evaluating interviews; an evaluation scale was created to assess the impact of each factor investigated.The results suggest that the strengths of this organization include: better customized services and higher credibility, on the customer’s end, and good relationship and better negotiation opportunities on the supplier’s end. The weaknesses, in turn, included poor external communication, lack brand tradition, and difficulty to open new stores in the bigger shopping malls. The opportunities identified included identifying, at an earlier time, the need for wearing glasses; filling a void in the Rio Grande do Sul market as the leading company in the sector, and, finally, using supplier-sponsored advertisement. The main threats to this type of family business included the increasing market share of nationwide companies in the state, the increasing number of indirect competitors, and the shortage of skilled labor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSWOT analysisen
dc.subjectEmpresa familiarpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectFamily-owned businessesen
dc.subjectOptical shopen
dc.subjectStrategic planningen
dc.titleAnálise Swot da empresa Óticas Livipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000944931pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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