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dc.contributor.authorSilva, Filipe Peixoto dapt_BR
dc.contributor.authorPorcello, Flávio Antônio Camargopt_BR
dc.date.accessioned2016-07-20T02:18:46Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1646-4974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143741pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da atuação do repórter de TV, que, apesar de ser um dos principais narradores da televisão, se encontra à margem das pesquisas acadêmicas. O objetivo foi mapear os estilos do repórter sob uma perspectiva histórica, buscando identificar diferenças e permanências nos elementos visuais da passagem (ou vivo), termo que no jargão jornalístico se refere ao momento em que o repórter aparece na reportagem. Como referencial teórico, utilizam-se conceitos de Bourdieu (2011), Goffman (1985), Coutinho (2012), Gutmann (2012), entre outros autores. Foram analisadas 72 reportagens das primeiras décadas do telejornalismo brasileiro e 73 reportagens contemporâneas, totalizando 145 passagens. Os resultados apontam um aumento no uso de movimentos de câmera, assim como o repórter também está se movimentando mais. O enquadramento mais utilizado é o plano americano, mas o plano geral, em que o repórter aparece de corpo inteiro, se tornou mais usual. O tempo médio da passagem aumentou, a formalidade do figurino está sendo deixada de lado e o grafismo surge como elemento visual auxiliar do repórter. O trabalho ainda reafirma a importância do papel do repórter, que conduz a narrativa, confere credibilidade ao relato e estabelece um elo com a audiência.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the performance of the TV reporter, that, despite being one of the main narrators of television, is excluded of researches. The goal was to map reporter’s styles from a historical perspective in order to identify differences and continuities in the visual elements of the piece to camera, a term that in the journalistic jargon refers to the moment the reporter appears on TV. As a theoretical framework, we use concepts of Bourdieu (2011), Goffman (1985), Coutinho (2012), Gutmann (2012), among others. We analyzed 73 reports from the first decades of Brazilian television and 72 current reports, totalizing 145 pieces to camera. The results show an increase in the use of camera movements, and the reporter is also doing more movements. The most widely used framework is the medium shot, but the wide shot, in which the reporter appears full body, became more common. The average time of pieces to camera increased, the formality of clothing is being left aside and the graphics appears as a visual element helping the reporter. The study also reaffirms the importance of the TV reporter, that leads the narrative, gives credibility to the report and establishes a link with the audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em Comunicação. Covilhã, Portugal. N. 22 (maio 2016), p. 123-164pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelejornalismo : Brasilpt_BR
dc.subjectReporteren
dc.subjectRepórterpt_BR
dc.subjectBroadcast journalismen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectAudienceen
dc.titleQuando o repórter aparece na TV : o corpo e a voz da notícia no telejornalismopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000994821pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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