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Gerenciamento dos requisitos dos clientes de empreendimentos habitacionais de interesse social : proposta para o Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre/RS

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Gerenciamento dos requisitos dos clientes de empreendimentos habitacionais de interesse social : proposta para o Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre/RS

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Título Gerenciamento dos requisitos dos clientes de empreendimentos habitacionais de interesse social : proposta para o Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre/RS
Outro título Client requirements management of social interest housing projects: proposal for the city entrance integrated program in Porto Alegre/RS
Autor Miron, Luciana Inês Gomes
Orientador Formoso, Carlos Torres
Data 2008
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Construção civil
Gestão
Habitação popular : Planejamento
[en] Client requirements management
[en] Social interest housing projects
[en] Value generation
Resumo Recentemente, alguns empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) no Brasil têm sido realizados através de programas integrados que envolvem o desenvolvimento conjunto de empreendimentos habitacionais, assistência social e obras de infra-estrutura sob uma delimitada área urbana a ser recuperada. Outra tendência importante desses programas é que resultam de um planejamento realizado em conjunto com a comunidade a ser beneficiada. O Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC), objeto de estudo desta tese, propõe a reestruturação urbana de uma importante área da cidade de Porto Alegre. Neste contexto, existe uma ampla gama de fatores que devem ser considerados na realização de empreendimentos, tais como a regularização fundiária, o reassentamento de população, o impacto ambiental, restrições orçamentárias, o atendimento de prazos, a participação comunitária e a inclusão social. Como resultado o processo de desenvolvimento de EHIS tende a ser bastante complexo, demandando um esforço específico de gerenciamento dos requisitos dos clientes ao longo da realização desses empreendimentos. Considerando os pesados recursos investidos nos programas integrados, destaca-se a importância da formação da satisfação e da geração de valor para a população atendida e reassentada a fim de que, a mesma seja efetivamente incorporada à cidade formal. O presente trabalho tem como objetivo geral de pesquisa identificar oportunidades de geração de valor no processo de desenvolvimento de EHIS de programas integrados através do gerenciamento dos requisitos dos principais clientes desses empreendimentos. Os desdobramentos desse objetivo envolveram a adaptação de conceitos e abordagens teóricas das áreas de marketing e de desenvolvimento do produto para o gerenciamento dos requisitos dos principais clientes de EHIS, bem como a proposta de contribuições conceituais e metodológicas para a análise da geração de valor em EHIS realizados através de programas integrados. O método da pesquisa foi constituído por um estudo de caso dividido em três etapas. A Etapa A teve um caráter exploratório-descritivo com o objetivo de entender o contexto de concepção do PIEC e o processo de desenvolvimento do mesmo. Na Etapa B o foco do estudo passou a ser a população atendida pelo programa, particularmente as 413 famílias reassentadas na primeira etapa da fase de intervenção, concluída em março de 2004. Esse ajuste se fez necessário para possibilitar uma investigação mais aprofundada sobre a percepção de valor dos clientes finais. A Etapa C foi desenvolvida para possibilitar a discussão e análise dos resultados obtidos nas etapas anteriores do estudo de caso e a devida confrontação desses resultados com a bibliografia. As principais conclusões estão relacionadas à identificação de oportunidades de geração de valor no processo de desenvolvimento de EHIS de programas integrados através do gerenciamento dos requisitos dos principais clientes desses empreendimentos. Além disso, o estudo também resultou em contribuições conceituais para a consolidação do conceito de geração de valor no processo de desenvolvimento desse tipo de EHIS.
Abstract Recently several social interest housing projects (SIHP) have been carried out in Brazil throughout integrated programs that involve the joint development of housing projects, social service and infrastructure for a specific urban area to be recovered. Another important tendency of these programs is that they result from a joint planning carried out with the community to be benefited. The City Entrance Integrated Program (CEIP), study object of this thesis, proposes the urban restructuring of an important area of Porto Alegre City. In this context, there is a wide range of factors that must be considered to build the housing projects, such as: urban land regularization, population resettlement, environmental impact, budgetary constraints, scheduled date fulfillment, community participation and social inclusion. As a result the development process of SIHP tends to be quite complex, demanding a specific effort of client requirements management throughout the building of these projects. Considering the heavy investments in integrated programs, the importance of satisfaction and value generation for the assisted and resettled population stands out so that it may be incorporated to the formal city. This research has as main objective to identify opportunities for value generation in the SIHP development process of the integrated programs through the main clients’ requirements management of these projects. These objective spin-offs involved the adaptation of concepts and theoreticians approaches of the marketing and product development process areas to SIHP main client requirements management, such as the proposal of conceptual and methodological contributions to value generation analysis in SIHP carried out through integrated programs. The research method was constituted by a case study divided in three phases. The Phase A had an exploratory-descriptive character aiming to understand the context of CEIP conception and its development process. In Phase B the study focused the population served by the program, particularly the 413 families resettled in the first stage that was concluded in March 2004. This adjustment was necessary to make possible a deeper investigation on final clients’ perceived value. The Phase C was developed to make possible the discussion and analysis of the results obtained in the case study previous phases as well as these results comparison with the bibliography. The main conclusions are related to the identification of opportunities for value generation in SIHP development process of integrated programs through main client requirements management of these projects. Besides, the study has also resulted in conceptual contributions for the consolidation of the value generation concept in the development process of this kind of SIHP.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/14376
Arquivos Descrição Formato
000665409.pdf (8.141Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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