Repositório Digital

A- A A+

Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza

.

Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza
Outro título A literature review on interdisciplinarity in science education
Autor Mozena, Erika Regina
Ostermann, Fernanda
Resumo A interdisciplinaridade, embora institucionalizada como base da educação nacional na atual legislação, é pouco estudada na pesquisa em ensino de ciências. Com o objetivo de compreender como essa noção vem sendo investigada e efetivada no Ensino Médio pelas pesquisas da área, realizamos uma detalhada revisão bibliográfica em revistas Qualis A1 e A2 (nacionais e internacionais) da área de ensino e nas últimas edições do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e EPEF ( Encontro de Pesquisa em Ensino de Física). Como resultado, obtivemos um panorama bastante amplo que permite compreender como a área posiciona-se acerca da interdisciplinaridade, que foi defendida por todos os 112 trabalhos analisados. No entanto, as pesquisas são pontuais e específicas, mostrando problemas na efetivação da interdisciplinaridade e a necessidade de aprofundamento dessa discussão.
Abstract Interdisciplinarity is scarcely studied in science education research, although it is inserted as the basis of national education in the current legislation. In order to understand how this concept has been studied in high school by science education researchers, we conducted a detailed literature review in national and international journals of education and in the last issues of ENPEC and EPEF meetings. As a result, we achieved a large overview that allows us to understand how the area faces the problem of interdisciplinarity, which is defended by all the 112 papers analyzed. However, theses researches are narrow and specific, showing many problems and the need of a deeper discussion.
Contido em Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 185-206
Assunto Ensino de ciências
Ensino médio : Brasil
Interdisciplinaridade
[en] Interdisciplinarity
[en] Literature review
[en] Science education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143770
Arquivos Descrição Formato
000995950.pdf (590.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.