Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMozena, Erika Reginapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-21T02:18:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143770pt_BR
dc.description.abstractA interdisciplinaridade, embora institucionalizada como base da educação nacional na atual legislação, é pouco estudada na pesquisa em ensino de ciências. Com o objetivo de compreender como essa noção vem sendo investigada e efetivada no Ensino Médio pelas pesquisas da área, realizamos uma detalhada revisão bibliográfica em revistas Qualis A1 e A2 (nacionais e internacionais) da área de ensino e nas últimas edições do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e EPEF ( Encontro de Pesquisa em Ensino de Física). Como resultado, obtivemos um panorama bastante amplo que permite compreender como a área posiciona-se acerca da interdisciplinaridade, que foi defendida por todos os 112 trabalhos analisados. No entanto, as pesquisas são pontuais e específicas, mostrando problemas na efetivação da interdisciplinaridade e a necessidade de aprofundamento dessa discussão.pt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinarity is scarcely studied in science education research, although it is inserted as the basis of national education in the current legislation. In order to understand how this concept has been studied in high school by science education researchers, we conducted a detailed literature review in national and international journals of education and in the last issues of ENPEC and EPEF meetings. As a result, we achieved a large overview that allows us to understand how the area faces the problem of interdisciplinarity, which is defended by all the 112 papers analyzed. However, theses researches are narrow and specific, showing many problems and the need of a deeper discussion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2014), p. 185-206pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLiterature reviewen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEnsino médio : Brasilpt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.titleUma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeA literature review on interdisciplinarity in science education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000995950pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples