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Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável

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Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável

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Título Atuação responsável ou jogo de mercado? : entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável
Outro título It is a responsible action or a game of market? : understanding the relation company-media for the realization of sustainable consumption
Autor Silva, Minelle Enéas da
Nascimento, Luis Felipe Machado do
Resumo Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume- se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.
Abstract In the context of market analysis about the relationships that can be observed between different stakeholders to meet the demands of society, it is perceived as a real possibility to observe the changes aimed at sustainable development in the search for new practices of currently unsustainable production and consumption. Thus, we assume the possibility of a new social context, with responsible actions and focused on this new perspective. Thus, the article aims to identify the relationship between Wal-Mart Brazil and local media for the realization of sustainable consumption in retail supermarkets in Recife-PE, from the brand Hiper Bompreço. With focus exploratory and qualitative approach to research conducted in the form of a case study considers sustainable consumption as a background of search, to recognition of relations between the actors selected. The discussions held and the findings are suggestive of the existence of responsible action on both actors, even as possible considering the game market, which can be evidenced from the power of influence of company and media on the individual-consumer, and other actors society.
Contido em ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria. Vol. 8, n. 1 (mar. 2015), p. 73-88
Assunto Consumo sustentável
Mídia
Stakeholders
Varejo
[en] Media
[en] Retail
[en] Stakeholders
[en] Sustainable consumption
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143814
Arquivos Descrição Formato
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