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Assessoria de imprensa nas organizações: as estratégias de comunicação do Sindilojas Porto Alegre durante as manifestações de junho de 2013

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Assessoria de imprensa nas organizações: as estratégias de comunicação do Sindilojas Porto Alegre durante as manifestações de junho de 2013

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Título Assessoria de imprensa nas organizações: as estratégias de comunicação do Sindilojas Porto Alegre durante as manifestações de junho de 2013
Autor Assenato, Fernanda Assmann
Orientador Sartor, Basilio Alberto
Co-orientador Baldissera, Rudimar
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Assessoria de imprensa
Comunicação organizacional
Resumo Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a atuação do Sindilojas Porto Alegre durante as manifestações populares da segunda quinzena do mês de junho de 2013 na capital do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as principais estratégias de assessoria de imprensa empregadas no período, durante o qual a entidade firmou-se como fonte de informações para a mídia sobre os impactos dos protestos no setor do comércio, registrando um nível elevado de visibilidade midiática. Os procedimentos metodológicos adotados no estudo compreendem entrevistas em profundidade com gestores e assessores do Sindilojas Porto Alegre e análise documental dos releases produzidos pela organização no período. O quadro teórico é baseado em reflexões sobre os conceitos de comunicação organizacional, estratégia e assessoria de imprensa. Como resultado da pesquisa, foram identificadas e analisadas as seguintes estratégias: 1) lobby; 2) agilidade e antecipação às demandas da mídia; 3) disponibilidade para os jornalistas da mídia; 4) preparação das fontes; e 5) uso da “gramática” jornalística. Conclui-se que as estratégias adotadas possibilitaram uma convergência entre os interesses da organização (visibilidade midiática) e os interesses da mídia (obtenção de dados, informações e opiniões sobre os fatos).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143834
Arquivos Descrição Formato
000912603.pdf (1.319Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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