Repositório Digital

A- A A+

Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado

.

Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Criação de sentido através da prática da estratégia : a responsabilidade social corporativa como um processo contínuo e compartilhado
Outro título Creation direction through the strategy of practice : a corporate social responsibility as a continuous process and shared
Autor Campos, Simone Alves Pacheco de
Pedrozo, Eugenio Avila
Resumo Em um contexto em que as cobranças do meio institucional restringem cada vez mais os comportamentos empresariais que visam à supremacia pragmática, as organizações têm buscado construir uma imagem que as identifique como “responsáveis” e “sustentáveis”, muito embora certas ações ainda estejam apenas no plano mercadológico, não correspondendo a uma prática organizacional real . Desta forma, algumas questões acerca da construção da responsabilidade social corporativa nas organizações tornam-se pertinentes: como construir práticas de responsabilidade social que estejam efetivamente enraizadas na prática organizacional? Como tornar a RSC algo compartilhado e construído por todos os indivíduos que compõem a organização e não apenas como um discurso? Este ensaio parte destes questionamentos para discutir a RSC através da perspectiva do sensemaking e sensegiving, propondo que a prática de responsabilidade social corporativa pressupõe o compartilhamento de significados e valores referentes a ela por todos os indivíduos que compõe a organização, bem como em relação ao stakeholders externos. Assim, buscou-se aliar os conceitos de estratégia enquanto prática social e sensemaking, visando constituir-se em uma alternativa para a construção da RSC. Dessa forma, este ensaio parte de abordagens teóricas interpretativas, tais como o sensemaking e o sensegiving e a estratégia como prática, uma vez que estas se mostram mais adequadas às questões levantadas e ao propósito central estabelecido, possibilitando uma maior aproximação do objeto de estudo.
Abstract Nowadays, institutional context have increase pressure organizational behaviors that are based on profit supremacy. Thus, organizations seek to keep their images as “responsible” or “sustainable”, notwithstanding some actions are still only related to a marketing plan and not to a real organizational practice. Thus, some questions about construction of corporate social responsibility in organizations become relevant, such as: How to construct CSR practices which are effectively embodied in organizational practice? How can CSR meaning be shared and collective constructed between all organizational members and not only be a discourse? This essay takes these questions as the starting point to discuss CSR through both sensemaking and sensegiving perspectives. It is proposed here that CSR practice implies the existence of shared CSR’s meanings and values for all organizational members and external stakeholders as well. In order to do this, we attempted to combine the strategy as practice and sensemaking perspectives to a broadening understand of CSR construction in organizations. Given this concern, the essay use interpretative lens, (sensemaking, sensegiving and strategy as practice) since it is more suitable to questions carried out here and it allows us a closer relationship with the object.
Contido em Reuna : revista de economia da UNA. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 1 (2015), p. 73-98
Assunto Estratégia organizacional
Planejamento : Administracao
Responsabilidade social corporativa
[en] Corporate social responsibility
[en] Sensegiving
[en] Sensemaking
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143850
Arquivos Descrição Formato
000996715.pdf (819.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.