Repositório Digital

A- A A+

Análise cladística e revisão de Proxys spinola, 1837 (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE)

.

Análise cladística e revisão de Proxys spinola, 1837 (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise cladística e revisão de Proxys spinola, 1837 (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE)
Autor Gonçalves, Valdenar da Rosa
Orientador Campos, Luiz Alexandre
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal.
Assunto Análise cladística
Pentatomidae
Proxys spinola
Resumo O gênero Proxys Spinola (Pentatominae: Carpocorini) foi descrito para Cimex victor Fabricius, 1775, conta atualmente com quatro espécies, sendo caracterizado pelo clípeo mais longo que as placas mandibulares e de ápice agudo. Originalmente conhecido apenas para a América Central, está presente desde a América do Norte (EUA) até o sul da América do Sul. Algumas espécies do gênero podem ser encontradas em cultivos agrícolas com potencial para serem consideradas pragas. A análise do material obtido por empréstimo permitiu o reconhecimento de uma nova espécie para o gênero. A revisão da literatura evidenciou a necessidade de estudos para melhor descrever o grupo, e a realização de uma análise cladística para o conhecimento das relações internas e externas. Realizou-se a análise com o uso do software TNT, utilizando o método de comparção com o grupo externo. Foram incluídos 21 táxons e utilizados 71 caracteres morfológicos, buscas heurísticas foram feitas utilizando o algoritmo TBR e cálculos de índice de consistencia (CI), indice de retenção (RI) e suporte de Bremer. A visualização e interpretação das árvores foram feitas utilizando WinClada 1.00.08. A análise resultou em um cladograma de 217 passos, CI=0,42 e RI=0,56. A análise demonstrou a monofilia de Proxys com cinco espécies válidas, sendo incluída uma nova espécie descrita (Bremer=5). Realizou-se a revisão do gênero e se propôs uma nova chave de identificação.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/143863
Arquivos Descrição Formato
000997270.pdf (495.9Kb) Texto parcial Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.