Repositório Digital

A- A A+

Automatização da escolha do modelo de referência para métodos baseados em dados aplicados a controladores PID

.

Automatização da escolha do modelo de referência para métodos baseados em dados aplicados a controladores PID

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Automatização da escolha do modelo de referência para métodos baseados em dados aplicados a controladores PID
Autor Silva, Gustavo Rodrigues Gonçalves da
Orientador Campestrini, Lucíola
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Controle e Automação.
Assunto Engenharia de controle e automação
[en] Automation
[en] Data-driven control
[en] PID controller
[en] Reference model
Resumo Este trabalho trata da implementação de um m etodo de controle baseado em dados, o qual consiste na identificação dos parâmetros de um controlador, sem a utilização de um modelo do processo, baseado apenas em um modelo de referência desejado para o sistema em malha fechada. Serão apresentados os crit erios de estabilidade para sistemas digitais, bem como a descriçãao do m etodo e um descritivo das melhorias propostas. Essas melhorias visam conferir maior exibilidade e aumentar o grau de automatização do processo de identificação do controlador, de nindo relações sobre os critérios de desempenho para uma boa escolha do modelo de referência. O foco e dado para controladores PID discretos e a implementação e feita em MATLAB. Porém, será feita uma comparação entre os resultados teóricos projetados e os resultados obtidos em um sistema real.
Abstract This work addresses the implementation of a data-driven control method which consists of the controller parameters identification, without having in hand a process model, based on a desired reference model for the closed loop system. Stability criteria for digital systems as well as the description of the method and a description of the improvements proposed will be presented. These improvements intend to confer higher exibility and increase the degree of automation of the control identification procedure by de ning relations on the performance criteria for an automatic choice of the reference model. The focus is on digital PID controllers and the implementation is done in MATLAB. At the end, a comparison between the designed theoretical results and the results obtained in a real system is done.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143885
Arquivos Descrição Formato
000909753.pdf (409.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.