Repositório Digital

A- A A+

Análise da ocorrência de vótices em tomadas de água horizontais simétricas

.

Análise da ocorrência de vótices em tomadas de água horizontais simétricas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da ocorrência de vótices em tomadas de água horizontais simétricas
Autor Citadin Junior, Vilson
Orientador Marques, Marcelo Giulian
Co-orientador Endres, Luiz Augusto Magalhães
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.
Assunto Tomada d'agua
Vortices
Resumo Tendo em vista que as tomadas d´água são estruturas fundamentais na captação de água e os efeitos causados por vórtices são altamente prejudiciais a estas estruturas, realizou-se uma investigação sobre a influência dos parâmetros físicos no desempenho e consequentemente no dimensionamento de tomadas de água. Com a finalidade de compreender o fenômeno de formação de vórtices, foram coletados dados em um modelo experimental genérico montado no Laboratório de Obras Hidráulicas no IPH da UFRGS. Com a análise dos dados retirados do modelo foi possível identificar a influência de parâmetros físicos como:condições de aproximação do escoamento, vazão, reentrância da tomada (distância da tomada à parede) e níveis de submergênciana formação de vórtices.Nos ensaios para aquisição dos dados foram observados a frequência e intensidade dos vórtices formadosno modelo físico de uma tomada de águacom aproximação simétrica e reservatório de nível constante, variando o número de Froude do escoamento no conduto, o nível de submergência e a reentrância da tomada. Identificados os vórtices, foram propostos limites para as zonas de intensidade, onde definiu-se as faixas de aumento de intensidade dos vórtices, desde vórtices fracos até os vórtices fortes, ou seja,com arraste de ar para o interior da tubulação. Os resultados indicaram que qualquer alteração nos parâmetros pesquisados como o aumento da vazão de descarga (aumento do número de Froude), o aumento da reentrância da tomada e a redução da submergência são fatores que colaboram para a formação de vórtices com arraste de ar.
Abstract Considering that intakes are key structures in the uptake of water and the effects caused by vortices are highly prejudicial to these structures, an investigation was conducted about the influence of the physical parameters in the performance and consequently in the design of water intakes. In order to study the vortex formation, data were collected from a generic experimental model located at Laboratório de Obras Hidráulicas - LOH / IPH UFRGS. The parameters studied were: approaching conditions, discharge, distance from the intake to the reservoir wall and submergence levels. By analyzing the model data, it was possible to identify zones where the intensity of the vortices increase ranges. The results indicated that any change in these parameters investigated likedischarge increase (Froude numberincrease), distance from outlet increase and submergence reduces are factors that contribute to the formation of vortex with air entrainment.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/143903
Arquivos Descrição Formato
000997949.pdf (2.001Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.