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Processo de seleção de cores no projeto do produto orientado ao bem-estar

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Processo de seleção de cores no projeto do produto orientado ao bem-estar

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Título Processo de seleção de cores no projeto do produto orientado ao bem-estar
Autor Ely, Cristina
Orientador Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Cor
Design de produto
Design emocional
[en] Color
[en] Design
[en] Emotion
Resumo As cores fazem parte da nossa vida, assim como os produtos e objetos que nos cercam, que ao longo do tempo puderam ser ofertados em variadas cores. Tendo em vista a atividade do designer de produto, buscou-se com este estudo compreender como a seleção de cores no projeto de produto pode ser orientada para gerar bem-estar. Para isso, foi realizado um trabalho de pesquisa aplicada que entrevistou professores e designers visando conhecer o processo de seleção de cores de designers gaúchos articulando com o potencial emocional despertado pelas cores em produtos. Este trabalho apresenta como resultado um marco teórico sobre a influência da cor na relação emocional com produtos, que ocorre em duas dimensões: a cor como estímulo e a cor como experiência. Além disso, apresenta-se a diferença entre professores e designers no processo de seleção de cor em produtos, por fim, através de um mapa, sugere um processo para seleção de cores no projeto de produto.
Abstract Colors are an important part of our lives, as are the products and objects that surround us, and as time went by, they could be offered in a multiple array of colors. Looking at the activities of a product designer, this study sought out understanding how the selection of color in a project of a product can be oriented towards common well-being. To achieve this, an applied research was done, interviewing professors and designers, looking into the process of selection of colors made by local designers, articulated with the emotional potential that emerges by colors on products. This study shows as a result e theoretical model about the influence of color on the emotional relations with the products, that presents itself in two dimensions: color as a stimulus and color as an experience itself. Furthermore, it presents through a map, a suggestion on the process of color selection on the product project. Besides that the differences between professors and designers colors choosing methods will be presented at the end, a process of color selection will be presented through a map.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/143906
Arquivos Descrição Formato
000998231.pdf (5.508Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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