Repositório Digital

A- A A+

Estágio de docência em biologia : relatos de experiências e constituição de identidades docentes

.

Estágio de docência em biologia : relatos de experiências e constituição de identidades docentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estágio de docência em biologia : relatos de experiências e constituição de identidades docentes
Outro título Undergraduate biology teachers training : reports of experiences and constitution of teaching identities
Autor Maciel, Aline Silva
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Resumo Este estudo investiga a constituição de identidades em relatos de professores sobre suas experiências no Estágio de Docência em Biologia, no Ensino Médio, a partir da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, conforme Eni Orlandi. Na constituição das identidades foram evidenciados os sentidos: a docência para a participação; o contexto do trabalho docente; relacionamento com os alunos e sentimentos quanto à prática pedagógica. Os estagiários atribuíram importância ao relacionamento com os alunos, cultivaram o diálogo e o respeito mútuo, procurando legitimar sua posição de professores de Biologia.
Abstract This study investigates the constitution of identities in reports of some teachers about their experiences during the Biology Teacher Training in high school by conducting the discourse analysis of Michel Pêcheux according Eni Orlandi. The following meanings were highlighted in the constitution of identities: teaching for student participation; the work context; relationships with students and feelings about teaching practice. Trainees attributed importance to the relationship with students, cultivated dialogue and mutual respect, trying to legitimize their biology teacher position.
Contido em Revista Eventos Pedagógicos. Mato Grosso. Vol. 7, n. 2 (jun./jul. 2016), p. 680-704
Assunto Análise do discurso
Biologia
Estágio supervisionado
Formação de professores
Identidade
[en] Diary
[en] Teacher training
[en] Teaching identity
[en] The discourse analysis
[en] Undergraduate biology teachers
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143915
Arquivos Descrição Formato
000996254.pdf (556.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.