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Uma discussão acerca da aplicação do Perceptual Assimilation Model-L2 à percepção fônica de língua estrangeira : questões de pesquisa e desafios teóricos

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Uma discussão acerca da aplicação do Perceptual Assimilation Model-L2 à percepção fônica de língua estrangeira : questões de pesquisa e desafios teóricos

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Título Uma discussão acerca da aplicação do Perceptual Assimilation Model-L2 à percepção fônica de língua estrangeira : questões de pesquisa e desafios teóricos
Outro título Discussing the application of the Perceptual Assimilation Model-L2 to foreign language speech perception : research enquiries and theoretical challenges
Autor Perozzo, Reiner Vinicius
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Resumo Este trabalho tem o objetivo de apontar possíveis alterações ao Perceptual Assimilation Model-L2 [PAM-L2 (BEST; TYLER, 2007)], modelo de percepção da fala em segunda língua, para que o mesmo dê conta da percepção fônica em contexto de línguas estrangeiras. Para tanto, apresentamos o PAM-L2 e suas diretrizes, visitamos alguns estudos nacionais que se utilizaram do modelo e problematizamos suas bases fonológica e filosófica. Neste sentido, advogamos pela instauração do gesto acústico-articulatório concebido por Albano (2001) como unidade perceptual e defendemos o realismo indireto como teoria filosófica para acomodar a percepção fônica no cenário estrangeiro da aprendizagem perceptual. Concluímos nossa exposição levantando alguns pontos teóricos e metodológicos que merecem atenção quando tratamos da percepção fônica em língua estrangeira, fundamentais ao modelo em sua totalidade.
Abstract This article aims to suggest some changes to the Perceptual Assimilation Model-L2 (PAM-L2 (BEST; TYLER, 2007)], a model of second language speech perception, so that it may account for speech perception of foreign languages. In order to do so, at first we present PAM-L2 and its guidelines, then we list some research studies carried out in Brazil that have utilized the model, and finally we problematize its phonological and philosophical bases. In this regard, we claim for the use of the articulatory gesture conceived by Albano (2001) as the perceptual unit of speech and we suggest that indirect realism may be suitable as a philosophical theory to encompass speech perception in foreign settings of perceptual learning. We conclude our discussion raising some other relevant theoretical and methodological issues, fundamental to the model as a whole.
Contido em Domínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 10, n. 2 (abr./jun. 2016), p. [733]-764
Assunto Fonologia
Língua estrangeira
Percepção da fala
[en] Articulatory gesture
[en] Foreign speech perception
[en] PAM-L2
[en] Perceptual ecology
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/143960
Arquivos Descrição Formato
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