Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de eficiência energética da coluna desbutanizadora em uma UPGN

.

Avaliação de eficiência energética da coluna desbutanizadora em uma UPGN

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de eficiência energética da coluna desbutanizadora em uma UPGN
Outro título Avaliação de eficiência energética da coluna desbutanizadora em uma unidade de processamento de gás natural
Autor Scherer, Janine Gandini
Orientador Fernandes, Pedro Rafael Bolognese
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo O processo de separação mais utilizado nas indústrias químicas e petroquímicas é a destilação. Entretanto, este processo é conhecido por possuir baixo desempenho no que diz respeito ao consumo energético. O apelo pela diminuição do consumo de energia é cada vez maior, por conta de aspectos ambientais e pela elevação da demanda energética mundial. Com isso, é essencial que as colunas de destilação em operação e em fase de projeto sejam avaliadas do ponto de vista de desempenho energético, a fim de otimizar sua operação e buscar alternativas para arranjos mais eficientes. Neste contexto, é apresentado um estudo sobre as diferentes abordagens utilizadas para a avaliação da eficiência energética de colunas de destilação. Os métodos de avaliação foram utilizados para verificar o desempenho de uma coluna desbutanizadora de uma UPGN, utilizando dados obtidos a partir de simulação estacionária da mesma. Foram estudadas três abordagens diferentes: uma delas referente a análises termodinâmicas rigorosas, que resultaram em um índice de eficiência exergética de 23,94%; outra que faz uso do método short-cut de Underwood para a obtenção de um diagrama de Vmín, com o qual foi possível verificar oportunidade de redução de 35,4% na vazão de vapor de topo da coluna, sem modificar a especificação dos produtos. Por fim, foi proposta uma abordagem que utiliza a simulação da coluna para obtenção de dados de operação de forma a gerar gráficos de nível que possibilitam relacionar a recuperação de produtos e a eficiência exergética com a vazão de vapor no topo e com a vazão de produto destilado. Os métodos estudados mostraram que o consumo energético da coluna desbutanizadora pode ser reduzido, para o ponto de operação do caso base.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143964
Arquivos Descrição Formato
000998083.pdf (1.631Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.