Repositório Digital

A- A A+

Estudo das propriedades estruturais, mecânicas, hidrofílicas e de permeabilidade de nãotecidos spunbonded e SMS

.

Estudo das propriedades estruturais, mecânicas, hidrofílicas e de permeabilidade de nãotecidos spunbonded e SMS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo das propriedades estruturais, mecânicas, hidrofílicas e de permeabilidade de nãotecidos spunbonded e SMS
Outro título Estudo das propriedades estruturais, mecânicas, hidrofílicas e de permeabilidade de nãotecidos spunbonded e Spunbonded Meltblown Spunbonded
Autor Benvegnú, Thamy Chisté
Orientador Spada, Jordana Corralo
Tessaro, Isabel Cristina
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo O nãotecido é um material plástico que tem aplicações em diversas áreas como a agrícola, de higiênicos descartáveis, de decoração, materiais filtrantes, entre outros. Devido a essa vasta utilização, o setor de nãotecidos está em constante crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias com o intuito de otimizar economicamente o processo e produzir materiais cada vez melhores para os consumidores. O presente trabalho tem como objetivo analisar os materiais chamados de Spunbonded e SMS, os quais são constituídos basicamente por polipropileno (PP). O material Spunbonded recebe o nome da técnica pela qual ele é produzido. Nela, filamentos contínuos de polipropileno são formados e organizados de forma aleatória ao longo de uma esteira. O material SMS é fabricado através da tecnologia Spunbonded unida à tecnologia Meltblown a qual é capaz de formar filamentos mais finos e de menor comprimento se comparados aos filamentos da tecnologia Spunbonded. O estudo em questão tem como objetivo analisar as propriedades estruturais, mecânicas e a hidrofilicidade dos nãotecidos hidrofílicos e hidrofóbicos fabricados através das tecnologias citadas. Para atingir tal objetivo foram realizados testes de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), resistência à tração, permeabilidade ao ar e de hidrofilicidade (Strike, Rewet e Run off). Através das análises realizadas foram observadas diferenças e semelhanças entre os materiais. Apesar da grande similaridade entre os espectros de FTIR, as amostras exibiram diferenças microestruturais claras: o produto Spun apresentou somente filamentos grossos, enquanto que o produto SMS apresentou filamentos grossos e finos com uma estrutura muito mais fechada. Não foram identificadas diferenças na resistência mecânica dos materiais estudados, porém foi observado que os produtos Spunbonded são consideravelmente mais permeáveis ao ar do que os produtos SMS. De forma geral, os resultados de Strike dos produtos Spun foram menores que os observados nos materiais SMS, enquanto que o contrário foi notado para a análise de Rewet. Foram realizadas análises de hidrofilicidade em materiais com concentrações maiores e menores de surfactante que o padrão, e mesmo aplicando uma quantidade maior de surfactante, o produto SMS continuou apresentando valores mais altos de Strike. Dessa forma, foi concluído que as diferenças notadas nos resultados das análises que avaliam propriedades mecânicas e de hidrofilicidade são decorrentes da resistência imposta pelos filamentos formados na tecnologia Meltblown. Pode-se concluir que os materiais de tecnologias diferentes possuem características diferentes e esse fato não necessariamente é negativo, o que deve acontecer é a avaliação de quais propriedades se deseja para cada tipo de utilização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/143967
Arquivos Descrição Formato
000998155.pdf (1.709Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.