Repositório Digital

A- A A+

O Brasil e a construção de uma fábrica de medicamentos em Moçambique : estratégia de fortalecimento da Cooperação Sul-Sul?

.

O Brasil e a construção de uma fábrica de medicamentos em Moçambique : estratégia de fortalecimento da Cooperação Sul-Sul?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Brasil e a construção de uma fábrica de medicamentos em Moçambique : estratégia de fortalecimento da Cooperação Sul-Sul?
Autor Garcia, Tiago Severo
Orientador Svartman, Eduardo Munhoz
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto África
Brasil
Cooperacao regional
Diplomacia de saúde
Relações bilaterais
Relações internacionais
[en] Brazil-Africa relations
[en] Health diplomacy
[en] International relations
[en] South-South Cooperation
Resumo Este trabalho almeja investigar os objetivos do Brasil, no campo das relações internacionais, a partir da implantação de uma fábrica de medicamentos antirretrovirais em Moçambique. O trabalho consiste em um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram análise documental de publicações oficiais (boletins “Cooperação Saúde” da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil e informativos “Crisinforma” do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz) e entrevistas com os principais envolvidos na construção da fábrica. Os resultados indicam que o Brasil busca maior inserção nas organizações internacionais, procurando incrementar as ações de Cooperação Sul- Sul. Em relação a Moçambique, o Brasil aumentou suas práticas de cooperação na última década, tendo a fábrica de medicamentos de Matola como um exemplo emblemático.
Abstract This work aims to investigate the goals of Brazil, in the field of international relations, from the implementation of a factory of antiretroviral drugs in Mozambique. The work consists of a case study. The instruments used were documentary analysis of official publications (newsletters “Cooperação Saúde” of the Ministry of Health of Brazil and “Crisinforma” of Fiocruz) and interviews with key players involved in the construction of the plant. The results indicate that Brazil seeks greater inclusion in international organizations, trying to increase the share of South-South Cooperation. Regarding Mozambique, Brazil increased its cooperation practices in the last decade, with the pharmaceutical factory in Matola as a prime example.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144050
Arquivos Descrição Formato
000915305.pdf (258.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.