Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorGiordano, Liliane de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2016-07-29T02:17:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144075pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação buscou entender como o processo de leitura da linguagem visual pode se expandir, por meio das relações que se estabelecem entre o eu - fotógrafo e o objeto a ser fotografado, através de um curso denominado Oficina de Fotografia. Adotou-se como referencial teórico os estudos de Paulo Freire sobre educação; de Ana Mae Barbosa sobre leitura de imagens; de María Acaso sobre educação visual; e de Joan Fontcuberta sobre a linguagem fotográfica. Para tal, constituiu-se um Grupo Focal com alunos de diferentes idades e profissões que haviam realizado o curso Oficina de Fotografia. Os depoimentos coletados constituem o corpus de análise dessa pesquisa. O método do Grupo Focal diz respeito à abordagem qualitativa de pesquisa, que procura conhecer o que os sujeitos envolvidos em uma determinada situação ou evento pensam a respeito de um tema proposto pelo pesquisador. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas demonstram que os alunos passaram a ter uma leitura mais criteriosa não só das imagens fotográficas como também da linguagem visual em cenas cotidianas, após realizarem a Oficina de Fotografia.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aimed to understand how the process of reading visual language can be expand by the relations that are established between the photographer itself and the object to be photographed in a course called Workshop of Photography. As theoretical reference it was used the studies from Paulo Freire about education; from Ana Mae Barbosa about images reading; from María Acaso about visual education; and from Joan Fontcuberta about photographic language. A Focus Group was organized with subjects from different ages and professions that had already attended the Workshop of Photography. The statements collected constitute the corpus of analysis of this research. The Focus Group is applied in a qualitative research methodology that aims to know what the subjects, involved in a particular situation or event, think about an issue suggested by the researcher. The obtained results based on an analysis from the interviews showed that the subjects, after attending the Workshop of Photography, have achieved a more discerning reading not only of the photographic images, but also from the visual language in everyday life scenes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual educationen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectImages readingen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectWorkshop of photographyen
dc.titleUma proposta de imersão no processo da fotografia e na leitura de imagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998374pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples