Repositório Digital

A- A A+

Cor e Forma: Jogo de Montagem de Azulejo

.

Cor e Forma: Jogo de Montagem de Azulejo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cor e Forma: Jogo de Montagem de Azulejo
Autor Moroni, Janaina Luisa da Silva
Outras contribuições Barroco, Felipe
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Passos, Paula Caroline Schifino Jardim
Rosa, Iris Schäffer da
Schwingel, Andrei Michel
Data 2011
Nível de ensino Educação Continuada ou Extensão
Educação Infantil
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Ensino Fundamental Final
Ensino Fundamental Inicial
Ensino Médio
Treinamento ou Capacitação
Assunto Cores
Criatividade
Design de azulejo
Teoria e composiçao modular visual
Resumo O objeto propõe-se a auxiliar o aluno no entendimento das cores e das formas compositivas bidimensionais aplicadas ao design e áreas similares, através de jogo interativo de montagem de azulejo. Através das etapas do jogo, o estudante aprimorará o reconhecimento e as funções das cores, bem como a importância da composição criativa das formas para o design.
Orientações
de uso
Material teorico prático sobre cor, forma, módulos e malhas para composiçao modular bidimensional. O foco principal é a criatividade. O entendimento das MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES CRIATIVAS com o mesmo instrumento (malha-módulo) através do uso de variaçoes (cores, posicionamento, repetiçoes e giro). Este jogo de montagem de azulejo, é um EXERCÍCIO para DESPERTAR DIFERENTES MODOS DE PENSAR sobre uma determinada açao. Recomenda-se elaborar com os alunos no mínimo 5 propostas diferentes de composiçao modular visual. Desenvolvido para ser utilizado no primeiro dia de aula da disciplina de Prática Integrada de Criaçao I do curso de graduaçao em Design Visual e Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Sugere-se também o seu uso com crianças, adolescentes e adultos de diferentes idades. O objetivo é mostrar que é possível ser criativo.
Instruções de instalação Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito com HTML 4 e CSS 2. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla. Para editar este arquivo você precisa ter o Adobe Flash Player. Use a versão mais recente (CC), para ter certeza que vai conseguir abrir o arquivo.
Tipo material Animação
Tipo Objeto de aprendizagem
Demonstração do recurso Web https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/cor-e-forma/index.html
URI http://hdl.handle.net/10183/144095

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.