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dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorSilva, Amanda Kaster Tavares e Grazziotinpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-05T02:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144241pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o documentário biográfico Harry Potter and Me (2001), produzido e veiculado pela emissora BBC, sobre a escritora britânica J. K. Rowling através da narrativa mítica da Jornada do Herói. Inicia-se este trabalho a partir da contextualização do início da televisão, a criação da BBC na Inglaterra e o seu papel na veiculação de informações e promoção da cultura do Reino Unido para o resto do mundo. Parte-se das teorias sobre biografias, utilizando autores como Fonseca e Vieira (2011), Vilas Boas (2002) e Cavalheiro (1943), na tentativa de explicar como a narrativa histórica dos grandes personagens procura explicar o modo e a origem das sociedades através da interpretação humana. Além disso, são apresentados conceitos sobre filmes documentários, baseado em Nichols (2005), conceitos do Imaginário (juntamente com uma de suas superestruturas, o mito) e sua relação os estudos da Comunicação a partir de diversos autores. Metodologicamente, a análise é feita utilizando os 12 passos do sistema delineado por Christopher Vogler (1992) originalmente para os roteiros de cinema de Hollywood, buscando responder se um documentário biográfico poderia ser examinado por tal estrutura, e se as escolhas fílmicas do documentário reforçam esta narrativa.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper aims to analyse the biographic documentary “Harry Potter and Me” (2001), produced and aired by the British Broadcasting Corporation (BBC), through the mythical narrative of the Heroe's Journey. At first, this paper contextualizes the starting point of television, its creation in England and its role in broadcasting information and promoting the culture of the United Kingdom to the rest of the world. The work takes off from the theories about biographies, using authors such as Fonseca e Vieira (2011), Vilas Boas (2002) e Cavalheiro (1943), trying to explain how the historical narrative of the great characters, say about the origins of the society through human interpretation. Furthermore, will be presented concepts about documentary films, based on Nichols (2005), concepts of Imaginary (alongside one of its superstructures, the myth) and its relation to Comunication studies. Methodologically, the analysis uses the 12 steps of the system outlined by Christopher Vogler (1992), done originally for Hollywood movie scripts, aiming to answer if a biographic documentary could be examined by this structure, and if the filmic choices of the documentary reinstate this narrative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHeroes' journeyen
dc.subjectJornada do heróipt_BR
dc.subjectHarry Potter and Me (Filme documentário)pt_BR
dc.subjectMythen
dc.subjectDocumentaryen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectBBCen
dc.titleHarry Potter and Me: a narrativa mítica de J.K. Rowlingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998945pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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