Repositório Digital

A- A A+

O cidadão no debate público sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff na TV Brasil

.

O cidadão no debate público sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff na TV Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O cidadão no debate público sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff na TV Brasil
Autor Andrade, Bruna Santos de Almeida
Orientador Weber, Maria Helena
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Cidadania
Comunicação pública
Televisão pública (Comunicação)
Resumo Nesta monografia nos propomos a analisar a participação dos sujeitos da sociedade civil no debate público sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) a partir da inserção desses sujeitos na emissora pública TV Brasil, a partir do seu principal telejornal, o Repórter Brasil Noite. Nesse sentido, este trabalho se articula em torno de três conceitos centrais: cidadania, comunicação pública e televisão pública. A partir da análise de conteúdo de 53 matérias do Repórter Brasil Noite que estão relacionadas ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, consideramos que o telejornalismo da TV Brasil precisa aprofundar o seu trabalho no sentido de que o seu jornalismo descontrua as assimetrias de poder ao invés de reproduzi-las. As vozes da rede de Comunicação Social (aquela por onde os sujeitos políticos ativos da sociedade civil podem se fazer ouvir e, a partir da sua atuação na esfera pública, constituírem-se como cidadãos) têm uma participação bastante desequilibrada em relação, especialmente, aqueles sujeitos relacionados ao poder político estabelecido. Um segundo ponto que consideramos problemático na amostra analisada diz respeito à diversidade das vozes. A diversidade é reiterada como um valor da televisão pública, especialmente do jornalismo, por diversos autores trabalhados nesta monografia. No entanto, nossa analise revelou que, no que tange à diversidade regional, racial, etária e de gênero, o jornalismo da TV Brasil apresenta deficiências.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144245
Arquivos Descrição Formato
000998947.pdf (2.083Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.