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dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorCafarate, Ludmila Drumondpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-05T02:15:14Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144255pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem por objetivo estudar as transformações ocorridas na produção de grandes reportagens da Rádio Gaúcha de Porto Alegre na atual fase de convergência do rádio. Já que a intenção é saber como as reportagens da Gaúcha estão sendo feitas atualmente e por que elas estão sendo produzidas assim, a metodologia de pesquisa escolhida é o estudo de caso. Levando em consideração os conceitos de rádio e de reportagem, além da influência da internet, das redes sociais, dos dispositivos móveis e dos aplicativos para celular, o traba-lho analisa três reportagens com foco multimidiático realizadas por jornalistas da emissora. São estas: Especial Haiti: miséria, ajuda e esperança; Reféns da violência; e Coronéis do futebol. Todas as matérias escolhidas estão disponibilizadas no site da rádio e trazem elemen-tos que ultrapassam as tradicionais narrativas radiofônicas, com conteúdos adicionais aos áu-dios, como vídeos, fotos, infográficos, animações e documentos digitalizados. O referencial teórico adotado é o da economia política da comunicação, com base em Brittos (2002), e Mosco (1998). Além da observação dos materiais escolhidos, há entrevistas focadas com o editor-chefe da empresa, Daniel Scola, com a editora digital, Michelle Raphaelli, e com os repórteres Eduardo Matos, Marina Pagno e Rodrigo Oliveira, que foram os responsáveis pelas reportagens. A coleta de dados é feita de forma qualitativa, a fim de analisar se essa nova forma de fazer reportagens radiofônicas aumentou a profundidade das informações dos mate-riais jornalísticos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph has the objective to study the transformations occurred in the Rádio Gaúcha big reports production in the actual radio convergence phase. The methodology cho-sen is the case study, because the intention is to know how the Gaúcha reports are been made actually and why they are been produced in that way. Considering the radio and reports con-cepts, beyond the internet, social medias, mobile devices and cell phone apps influence, this work analyzes three Rádio Gaúcha multimedia reports. They are: Especial Haiti: miséria, ajuda e esperança, Reféns da violência and Coronéis do futebol. All the stories chosen are available in the Gaúcha site and have elements that exceed the traditional radio narratives, with additional contents, like videos, photos, infographics, animations and digitalized docu-ments. The theoretical framework adopted is the political economy of communications, based on Brittos (2002) and Mosco (1998). Beyond observation of the chosen materials, there are focused interviews with the company boss editor, Daniel Scola; the digital editor, Michelle Raphaelli; and with the reporters Eduardo Matos, Marino Pagno and Rodrigo Oliveira, that worked on the stories analyzed here. The data collect is done in a qualitative way, because it intends to verify if this new way to produce radio reports increased the depth journalistic in-formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadioen
dc.subjectRadiojornalismopt_BR
dc.subjectRádio Gaúchapt_BR
dc.subjectRadiojournalismen
dc.subjectReporten
dc.subjectConvergenceen
dc.titleA reportagem radiofônica na fase da convergência: um estudo de caso da Rádio Gaúcha de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998967pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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