Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorSchuch, Laura Wulffpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-05T02:15:18Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/144260pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia explora, a partir do filme Boyhood (2014), de Richard Linklater, as temáticas de memória, imagem e narrativa em suas potências de formação ética e estética de sujeitos no contexto da disciplina Epistemologia da Comunicação, ministrada na FACED/UFRGS. Com Henri Bergson, investigamos os caminhos da memória e suas relações com o corpo, com o presente e com a duração. Com Didi-Huberman, pensamos a cisão do ato de ver, proposta pelo autor, bem como a característica lacunar da imagem. Com Walter Benjamin, na leitura de Jeanne-Marie Gagnebin, exploramos os conceitos de experiência e narrativa em aspectos relacionados com o filme e com o trabalho em sala de aula. Com Michel Foucault, nos debruçamos sobre o conceito de experiência e sobre a temática do cuidado de si enquanto trabalho de constituição de sujeitos em direção a uma estética da existência, e a possibilidade de atualizar seu pensamento no contato com as imagens do cinema em entrevistas e textos de estudantes de Comunicação sobre sua experiência com a imagem e, mais especificamente, com a obra cinematográfica escolhida.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph explores, within the film Boyhood (2014), directed by Richard Linklater, the themes of memory, image and experience in their potentialities regarding an ethical and aesthetical formation, in the context of the course Epistemology of Communication, ministered at FACED/UFRGS. With Henri Bergson, we investigate the ways of memory and its relations with the body, present and duration. With Didi-Huberman, we address the idea of a splitting of the gaze, suggested by the author, as well as the lacunary nature of image. With Walter Benjamin, through Jeanne-Marie Gagnebin’s reading, we explore the concepts of experience and narrative in aspects related to the movie and to our work in class. With Michel Foucault, we turn to the concept of experience and to the theme of the care of the self as a work of subjects’ constitution aiming for an aesthetics of existence, and the possibility of updating his thoughts by the contact with the images of cinema in interviews and texts produced by Communication students on their relation with image and, more specifically, with the chosen cinematographic piece.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectBoyhood (Filme)pt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectFormationen
dc.titleQuando Boyhood nos olha : memória, imagem e narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000998963pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples