Repositório Digital

A- A A+

Marcas de informalidade no programa jornalístico Estúdio i

.

Marcas de informalidade no programa jornalístico Estúdio i

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Marcas de informalidade no programa jornalístico Estúdio i
Autor Caumo, Daniel Magalhães
Orientador Mielniczuk, Luciana Pellin
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Estúdio i (Programa de televisão)
Telejornalismo
Resumo O telejornalismo apresenta, concomitante à função de informar, uma crescente intenção de entretenimento como estratégia para atrair a audiência. Este fenômeno é classificado como infotenimento e um dos elementos utilizados é a conversação. Este trabalho tem como objetivo identificar como o programa de telejornalismo Estúdio i, transmitido pela GloboNews, articula a informação jornalística e a conversação na sua estrutura discursiva, quais são as limitações que o gênero jornalístico concede à conversação, indicados pelas marcas de informalidade, e quais são os dispositivos de controle adotados para a preservação do gênero. Foram analisados cinco programas exibidos entre 23 de março e 24 de abril de 2015. Foram estabelecidos procedimentos metodológicos inspirados na análise da conversação na televisão de José Luiz Braga (1994), que permitiram identificar os elementos que organizam o programa; marcas de informalidade, identificadas como personalização, transparência, humor e emoção; e dispositivos de controle, que são roteirização, moderação, apresentação de temas, definição dos momentos de troca, passagens do direito de falar e o caos auto-organizado. Estúdio i estabelece – a partir da criação de diferentes territórios comunicativos – espaços distintos à construção da notícia e à sua interpretação e contextualização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144265
Arquivos Descrição Formato
000998950.pdf (3.357Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.