Repositório Digital

A- A A+

Graf Spee: a cobertura da Folha da Tarde na batalha do Rio da Prata

.

Graf Spee: a cobertura da Folha da Tarde na batalha do Rio da Prata

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Graf Spee: a cobertura da Folha da Tarde na batalha do Rio da Prata
Autor Viero, Camila Cabral de Mello
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Análise de conteúdo
Folha da Tarde (Jornal)
Televisão pública (Comunicação)
Resumo O presente estudo tem como objetivo estudar a cobertura jornalística do jornal Folha da Tarde durante e após os acontecimentos que resultaram no afundamento do navio alemão Admiral Graf Spee na costa uruguaia. Para isso, analisa as notícias publicadas pelos correspondentes, em dezembro de 1939, e indica quais foram os valores-notícia aplicados nos relatos dos acontecimentos. A metodologia utilizada na pesquisa é a análise de conteúdo. A base teórica que apoia a pesquisa traz conceitos gerais sobre o que é o jornalismo e qual a importância da profissão perante a sociedade. Aponta, também, a classificação e conceitos dos valores-notícia. O estudo apresenta uma breve contextualização histórica dos acontecimentos, trazendo informações sobre o jornal Folha da Tarde e sobre o navio Graf Spee. A pesquisa concluiu que os fatos possuem grande valor histórico e jornalístico, principalmente para o Rio Grande do Sul, e que o emprego dos valores-notícia de fato participa ativamente da construção de uma notícia, colaborando para o jornalismo com o seu papel de informante da sociedade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144273
Arquivos Descrição Formato
000998948.pdf (547.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.