Repositório Digital

A- A A+

Análises de situações éticas

.

Análises de situações éticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análises de situações éticas
Autor Warmling, Cristine Maria
Reis, Roberta Alvarenga
Outras contribuições Amorim, Daniela Roseli de
Fritsch, Gustavo Orlandini
Jorge, Matheus Oliveira
Wagner, Fernanda Costa
Data 2013
Faixa etária 18 - 24
24 - 35
35 - 60
Acima de 60
Nível de ensino Educação Continuada ou Extensão
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Treinamento ou Capacitação
Tipo de usuário Aluno
Outro
Professor
Tutor/Monitor
Assunto Bioética
Educação a distância
Estudo de caso
Humanização da assistência
Resumo Esse objeto virtual de aprendizagem propõe exercícios analíticos e de tomadas de decisões em situações das práticas de saúde a partir de conteúdos da ética e do campo da bioética. Justifica-se por proporcionar a problematização da ética contemporânea envolvendo as políticas e práticas profissionais no campo da saúde. As exigências das fronteiras do humano hoje pressupõem um humanismo no sentido da solidariedade e da tolerância e não das formas humanas piedosas de cuidar dos outros (Lancetti,2009). Promove um agir em competência que pretende superar práticas e políticas reducionistas ou que se atenham apenas aos aspectos tecnocientíficos em detrimento ao desenvolvimento do vínculo com o usuário. Vínculo entendido aqui como uma capacidade empática, afetiva e de respeito ao outro e principalmente como um direito do outro na perspectiva da condição humana descrita em Arendt (2007).
Orientações
de uso
O objeto disponibiliza conteúdos de hipermídia que incentivam a autonomia do sujeito, possibilitando a construção do conhecimento pelo usuário. A sua organização em forma de situações reais das políticas e práticas pertinentes ao campo da saúde propicia a vivência e exploração dos conteúdos abordados através de sua aplicação prática. Este objeto pode ser utilizado em aulas presenciais ou ainda integrado a diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, conforme as intenções pedagógicas de cada professor. “O hipertexto explora a complexidade em face a uma organização retórica e a um ordenamento material do saber e dos discursos. É um sistema mais fluido, mais aberto e mais dinâmico" (Clémentf, 2011). Kristeva (apud Clémentfs,2011) nos diz que o “intertexto” exige do leitor a mobilização da bagagem cultural e pretende levar, no caso de uma leitura acadêmica, a níveis de uma verdadeira hermenêutica. O uso do hipertexto na área do ensino da ética e da bioética é uma forma instrumental contemporânea de trazer sentido e legitimar a ética da mutualidade e “encontrar a cada momento o equilíbrio máximo entre o rigor teórico e a disponibilidade responsável do conceito” (Souza, 2004)
Instruções de instalação Este recurso foi feito com o HTML 5 e CSS 3. Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.
Requisitos tecnológicos Para acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho.
Tipo material Hipertexto
Nível de granularidade Agregação de nível 1
Tipo Objeto de aprendizagem
Demonstração do recurso Web https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/analise/index.html
URI http://hdl.handle.net/10183/144287
Arquivos Descrição Formato
ETICA_SAUDE_EDICAO.zip (856.8Mb) Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.