Repositório Digital

A- A A+

O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar

.

O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel das hortas escolares na modificação do comportamento alimentar
Outro título Development of school gardens in promoting modification eating behavior
Autor Lompa, Marina Arnoldo
Orientador Ramos, Maurem
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
Assunto Cultivos agrícolas
Educação alimentar e nutricional
Educação ambiental
Segurança alimentar e nutricional
[en] Agricultural cultivation
[en] Environmental education
[en] Food and nutrition education
[en] Food and nutrition security
Resumo A Educação Alimentar e Nutricional propõe o desenvolvimento da consciência sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento alimentar. Relacionada a este conceito, a horta escolar é vista como uma ferramenta útil para a problematização do ambiente e das interações com o mesmo, sendo passível de gerar inclusive mudanças nas escolhas alimentares. Este estudo foi realizado para se obter a elucidação dos resultados da implementação de hortas escolares. O presente trabalho teve como objetivo verificar se os resultados da implementação de hortas escolares cooperam com a promoção da Educação Alimentar e Nutricional. Foi feita uma revisão bibliográfica narrativa de caráter crítico. Pesquisa nas plataformas do Google Acadêmico. Termo chave utilizado: “hortas escolares”. Constatou-se que a maioria dos trabalhos publicados, desenvolvidos em torno da horta escolar, apresentou uma característica que objetivou a educação ambiental e, através das experimentações por parte dos escolares, há um consequente impacto na relação com os alimentos na comunidade escolar. Ainda existe a necessidade de se desenvolverem trabalhos que apliquem instrumentos comparativos que apontem com mais precisão os resultados obtidos pela intervenção educacional da horta escolar. Aliar ações de educação ambiental e alimentar e nutricional possibilita o desenvolvimento de uma consciência mais efetiva para a promoção da qualidade de vida e, consequentemente, da saúde.
Abstract The Food and Nutrition Education proposes the development of awareness about various aspects involved in the feeding behavior. Related to this concept, the school garden is seen as a useful tool for questioning the environment and interact with it, it is likely to generate even changes in food choices. This study was done to obtain the elucidation about results of implementing school gardens. This study aimed to verify that the results for the implementation of school gardens cooperate with the promotion of Food and Nutrition Education. A literature review criticality narrative was made.Search in Google Scholar platforms. key term used: "school garden". It was found that the majority of published studies, developed around the school garden, has a feature that aims at environmental education and through trials by the school, there is a consequent impact on the relationship with food in the community school. There is still a need to develop work to implement comparative instruments that point more accurately the results obtained by the school garden educational intervention. Combine actions of environmental and food and nutrition education enables the development of a more effective awareness for the promotion of quality of life and therefore health.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/144301
Arquivos Descrição Formato
000998794.pdf (570.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.