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A prática democratica na escola pública estadual : estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual José de Godoy - POA - RS - durante a abertura política brasileira (1979-1985)

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A prática democratica na escola pública estadual : estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual José de Godoy - POA - RS - durante a abertura política brasileira (1979-1985)

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dc.contributor.advisor Castro, Marta Luz Sisson de pt
dc.contributor.author Simon, Cirio pt
dc.date.accessioned 2007-06-06T17:14:34Z pt
dc.date.issued 1986 pt
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10183/1445 pt
dc.description.abstract Vários países da América Latina ensaiaram novamente, na década de 80 o bom e velho caminho da democracia. O problema, colocado aqui, é investigar e saber se a instituição educacional está acompanhando esta caminhada. Este estudo empírico limita-se a investigar um ponto deste longo caminho perguntando o que se passou durante a Abertura Política Brasileira (1979-1985).e observando a experiência dos professores de uma escola de Porto Alegre pertencente ao sistema estadual sul-rio-grandense. Nesta unidade escolar, denominado Colégio Estadual Cândido José de Godói, pesquisou-se como os seus professores expressaram as condições da prática democrática Como uma das condições da prática democrática observou-se a capacidade dos professores para expressar as suas diferenças. Para esta pesquisa usaram-se vários instrumentos como questionários e entrevistas. O documento basilar desta pesquisa foram os textos registrados num livro manuscrito denominado Atas do Grêmio dos Professores. Este Grêmio articulou-se com a classe do magistério estadual, representado pelo CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul) com o qual interagiu em vários episódios através de expressões de autonomia. Estes exercícios de expressões de autonomia determinaram o reconhecimento externo da classe. Internamente estes docentes conquistaram, neste momento, a sua identidade, as competências e os limites legíveis na conscientização democrática. pt
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights Open Access en
dc.subject Escola publica : Democracia:Porto Alegre pt
dc.subject Democracia : Escola publica : Porto Alegre pt
dc.subject Autonomia da escola : Democracia : Porto Alegre pt
dc.subject Professores : Capacidade de expressao pt
dc.subject Escola publica : Democracia : Decada 80 pt
dc.subject Arte : Democracia pt
dc.subject Abertura politica : Escola publica : Porto Alegre pt
dc.subject Educação artística pt
dc.title A prática democratica na escola pública estadual : estudo de caso da expressão das condições da prática democrática pelos professores do Colégio Estadual José de Godoy - POA - RS - durante a abertura política brasileira (1979-1985) pt
dc.type Dissertação pt
dc.identifier.nrb 000044781 pt
dc.degree.grantor Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul pt
dc.degree.department Faculdade de Educação pt
dc.degree.program Mestrado em Métodos e Técnicas de Ensino pt
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt
dc.degree.date 1986 pt
dc.degree.level mestrado pt

Arquivos Descrição Formato
000044781.pdf (16.79Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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