Repositório Digital

A- A A+

O uso comercial da internet por micro, pequenas e médias empresas de Porto Alegre : um estudo exploratório sobre as empresas do trade point Porto Alegre

.

O uso comercial da internet por micro, pequenas e médias empresas de Porto Alegre : um estudo exploratório sobre as empresas do trade point Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso comercial da internet por micro, pequenas e médias empresas de Porto Alegre : um estudo exploratório sobre as empresas do trade point Porto Alegre
Autor Ciria, Fernando Barlem
Orientador Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Data 1997
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Intercâmbio comercial : Internet : Empresa : Micro : Pequena e media : Comercio eletronico : Estudo de caso : Trade point Porto Alegre : Globalizacao : Mercado : Comunicacao
Resumo Uma grande evolução aconteceu no mundo com o surgimento da Internet. Ela causou um espantoso aumento das comunicações, que passaram a ser em tempo real e com uma abrangência mundial. Foi a democratização da informação. A Internet serve como uma grande ferramenta para as empresas, principalmente com a globalização dos mercados, fenômeno que cresce cada dia mais e atinge a todos. A globalização fez com que as organizações se tornassem globais, e a Internet funciona como um elo de ligação entre empresas, fornecedores e consumidores. Este trabalho consistiu na realização de uma pesquisa survey exploratória com o objetivo de verificar e descrever o uso potencial da Internet como ferramenta de auxílio à realização de negócios de caráter global, nas micro, pequenas e médias empresas de Porto Alegre. A amostra das empresas pesquisadas foi extraída do Trade Point Porto Alegre, por ser essa uma entidade que tem por objetivo auxiliar as empresas a realizarem operações globais. Com relação ao mercado global, o trabalho identificou que quase todas as empresas acreditam que ele tenha oportunidades de negócios. Os principais meios para entrar nesse mercado são a participação em feiras e rodadas de negócios, contato pessoal e o Trade Point. A Internet já está disseminada no meio empresarial, todas as empresas já a conhecem, e boa parte das empresas realizam operações que podem ser auxiliadas pela rede, como comunicação, promoção de produtos e acompanhamento pós-venda. Identificou-se que as microempresas são as que menos acreditam no mercado internacional, mas apontaram que a Internet pode ajudá-las em suas atividades. Já as pequenas empresas são as que atuam no mercado internacional e acreditam que a Internet possa ajudá-las em algumas atividades. Por fim, as médias empresas, também atuam no mercado internacional, principalmente com as exportações, e são as que já estão utilizando a Internet. O Trade Point se mostrou um serviço bem requisitado pelas empresas, principalmente as que atuam com o comércio internacional. As principais vantagens citadas foram a centralização de informações e a geração de novos negócios.
Abstract Since Internet emerged, it has brought a great development like the wonderful worldwilde spread communications. It was the democratization of information. Regarding the globalization of markets, Internet works as an important tool for business and an increasing phenomenon that reaches everyone. It allows the connection among companies, suppliers and consumers and this allows the arising of a trade global spirit. This work was based on an exploratory survey with the goal of analysing and describing the potential and helpful use of Internet as an important tool for the accomplishment of universal trades, concerning very small, small and medium size business, from Porto Alegre, Brazil. The sample of the studied firms was collected from Porto Alegre Trade Point, since this institution aims at helping these firms to develop an international trade. Considering the global market the importance of Internet was recognized for nearly all firms. They believe in business opportunities and are aware that their participation in trade fairs, their personal contacts and the “Trade Point” are the best ways for engaging in this market. Among the business environment the Internet is a reality. Nowadays all firms know the efficient effects of the Internet, and a great deal of the work they operate are assisted by the net such as communication process, merchandising of products and post sale follow-up. It was verified that although the very small size firms recognize how helpful the Internet could be in their activities they are the most incredulous in the international market. On the other hand, the small ones operate in the international market and believe that Internet can help them in some activities. Finally, the medium size firms, which act in the international market too, working mainly with exportation, are already taking advantage of the Internet services. The Trade Point appeared to be a very required resource by firms, mainly those that operate in the global market. The main advantages described were the centralization of information and the improvement of new transactions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/1460
Arquivos Descrição Formato
000191523.pdf (250.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.