Repositório Digital

A- A A+

Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores

.

Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação docente e inclusão digital : do processo de emersão tecnológica de professores
Autor Teixeira, Adriano Canabarro
Orientador Franco, Sérgio Roberto Kieling
Co-orientador Costa, Antonio Carlos da Rocha
Data 2005
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Computador na educação
Formação
Inclusão digital
Professor
Software livre
[en] Digital inclusion
[en] Educative computer science
[en] Teaching formation
Resumo A partir de reflexões acerca das implicações e das potencialidades da situação de conexão generalizada instituída na sociedade moderna, do reconhecimento de um processo de globalização que tende à formatação das tecnologias de rede a tecnologias de acesso aos indivíduos e da existência de um modelo de educação que, ao ignorar o potencial das tecnologias de rede e sua lógica subjacente, imprime aos indivíduos a marca da passividade, da verticalidade e da reprodução, aponta-se para a urgência de ampliação político-conceitual dos processos de inclusão digital, cuja base é a criação de uma cultura de rede. A partir dessa contextualização, esta tese relata o processo de análise do projeto de Emersão Tecnológica de Professores, realizado junto a um grupo de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Passo Fundo no ano de 2003. Dentro de uma proposta de pesquisa participante, constituiuse em uma experiência de formação docente baseada na lógica das redes. O desenvolvimento desta experiência fornece subsídios à análise de sua possível contribuição para a construção de uma cultura equivalente e sua pertinência como base teórico-conceitual de propostas na área de informática educativa.
Abstract From reflections concerning the implications of the potentialities of the situation of generalized connection instituted in the modern society, of the recognition of a globalization process that tends to formatting the technologies of net in the technologies of access to the individuals and of the existence of an education model that, when ignoring the potential of the net technologies and its underlying logic, prints the individuals the mark of the passivity, the upright and the reproduction, it points to an urgency of politician-conceptual magnifying of the processes of digital inclusion, whose base is the creation of a net culture. Parting from this contextualization, this thesis describe the analysis process of the Technological Emersion of Professors project, carried through together a group of pupils of the courses of teachers formation of the University of Passo Fundo in the year of 2003. Inside of a proposal of participant research, one consisted in an experience of based teaching formation in the logic of the nets. The development of this experience supplies subsidies to the analysis of its possible contribution to the construction of a culture equivalent and its relevancy as theoretician-conceptual base of proposals in the area of educative computer science.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/14660
Arquivos Descrição Formato
000666341.pdf (875.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.