Repositório Digital

A- A A+

Esclerose múltipla e diferentes escores de EDSS : funções executivas e qualidade de vida

.

Esclerose múltipla e diferentes escores de EDSS : funções executivas e qualidade de vida

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Esclerose múltipla e diferentes escores de EDSS : funções executivas e qualidade de vida
Autor Machado, Ronise Dias
Orientador Scheffer, Morgana
Data 2016
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Esclerose múltipla
Função executiva
Qualidade de vida
Resumo Este estudo série de casos avaliou as Funções Executivas (FE’s) e a Qualidade de Vida (QV) de oito indivíduos com Esclerose Múltipla (EM) com diferentes escores da Escala Expandida do Estado de Incapacidade – EDSS a saber baixo entre 0 e 3,5; intermediário entre 4 e 5,5 e alto ≥6. Foram avaliadas a flexibilidade cognitiva, inibição, planejamento e resolução de problemas através da Behavioural Asessment of Dysexecutive Syndrome (BADS), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, Teste dos Cinco Dígitos e Torre de Hanói. Também se avaliou a QV através do Questionário SF36. Utilizou-se para avaliar sintomas depressivos, fadiga e QI estimado as escalas BDI II, MFIS e WASI, respectivamente. Como resultado verificou-se que o EDSS pode estar associado aos domínios globais e físicos relevantes e determinantes para a QV em pessoas com EM. Nos casos com EDSS intermediário e principalmente nos casos com EDSS alto destaca-se o desempenho prejudicado na execução das tarefas que requeriam planejamento, flexibilidade cognitiva e resolução de problemas. São necessários mais estudos desses aspectos com o intuito dos profissionais de saúde compreenderem o nível de disfuncionalidade desta patologia com finalidade de buscar um melhor planejamento para a reabilitação, manejo e adesão ao tratamento do paciente com EM.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/147028
Arquivos Descrição Formato
000998634.pdf (310.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.