Repositório Digital

A- A A+

Let me take a selfie: um estudo do uso das selfies como um meio de comunicação a partir da análise do Instagram de Kim Kardashian

.

Let me take a selfie: um estudo do uso das selfies como um meio de comunicação a partir da análise do Instagram de Kim Kardashian

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Let me take a selfie: um estudo do uso das selfies como um meio de comunicação a partir da análise do Instagram de Kim Kardashian
Autor Thomas, Gabriela Paim
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Co-orientador Valiati, Vanessa Amalia Dalpizol
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Celebridades
Instagram (Site)
[en] Contemporary society
[en] Kardashian, Kim
[en] Selfie
Resumo O presente trabalho trará a análise da utilização da prática das selfies como um meio de comunicação na sociedade contemporânea, tendo como objeto de pesquisa selfies selecionadas no perfil do Instagram da personalidade de televisão, socialite, empresária, modelo, produtora, estilista, apresentadora e atriz americana Kim Kardashian. Através de um estudo de caso, foram mapeadas doze selfies, escolhidas a partir de uma observação realizada no perfil. Os critérios escolhidos para a seleção das doze selfies foram número de likes, repercussão midiática e relevância do contexto apresentado pelas imagens. Esta pesquisa ampara-se em estudos sobre celebridades, representações, sites de redes sociais e limites entre os domínios público e privado no ambiente online. Há também a proposição de se entender o que a atenção recebida pela produção das selfies de Kim Kardashian no Instagram revela. Com base nos resultados encontrados, pode-se afirmar que as selfies foram transformadas com o tempo em um poderoso meio de comunicação que está cada vez mais reconhecido e utilizado, tanto por pessoas comuns que encontraram na selfie um modo de compartilhar suas rotinas, quanto por profissionais e influenciadores que são blogueiros ou celebridades.
Abstract This paper will analyze the use of the practice of selfies in contemporary society, with the research object selected in Kim Kardashian’s Instagram profile. She’s an american socialite, TV personality, model, producer, businesswoman, actress, designer and presenter. Through a case study, were mapped twelve selfies, chosen from an exploratory observation made in her profile. The criteria adopted for the selection of the twelve selfies were the number of likes , media impact and relevance of the images by their context. This research it’s based in studies on celebrities, representations, social media sites and boundaries between public and private domains in the online environment. There is also a proposition to understand that the attention received by the production of Kim Kardashian’s selfies on Instagram reveals about contemporary society. Based on the results, it can be said that selfies were transformed over time into a powerful means of communication that is increasingly recognized and used both by ordinary people, who found in selfie a way to share their routines , and by professionals and influencers who can be bloggers or celebrities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/147032
Arquivos Descrição Formato
000999042.pdf (7.438Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.